Política

Projeto estabelece política de combate à trombofilia

Publicado

em


Com o objetivo de estabelecer uma política de prevenção, detecção e controle da trombofilia em Goiás, o deputado Bruno Peixoto (MDB) apresentou a esta Casa o projeto  0917/22. Os portadores da doença têm maior predisposição para formar coágulos de sangue, aumentando o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar.

Em suas justificativas, Bruno explica que o projeto cria ações de prevenção, detecção e controle da trombofilia. “Esses procedimentos serão baseados em avaliações individualizadas e, após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente”.

Entre os sintomas da trombofilia estão inchaço no corpo, inflamação das pernas ou sensação de falta de ar. É como se o sangue se tornasse mais espesso, mais grosso. O problema ocorre por causas hereditárias, genéticas ou situações como gravidez, obesidade e câncer. Está associado também ao uso de medicamentos, como anticoncepcionais orais. Na gravidez, representa risco de abortos, de problemas para o bebê e até de morte materna durante e no pós-parto.

“Cabe ressaltar que o Poder Legislativo Estadual tem competência constitucional para legislar, de forma concorrente, sobre proteção e defesa da saúde, nos termos do art. 24, parágrafo IX, e art.24, parágrafo XII, da Constituição Federal”, explica o autor da propositura.

A matéria segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça, de onde será enviada para Comissões temáticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile