Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Programa que cria mutirões cirúrgicos é aprovado preliminarmente

Publicado

em

O deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei para criar um programa de mutirões de cirurgias eletivas (que não são de caráter emergencial) no estado, a ser executado em parcerias com entidades públicas e privadas, para redução da fila de espera. A propositura foi protocolada sob o nº 1799/22.

 O texto autoriza o estado a tomar as medidas necessárias para redução das filas de espera de cirurgias eletivas e deverá levar em consideração os pacientes registrados no Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizando lista aos órgãos de controle interno que verifiquem e comprovem a ordem na fila em que o paciente se encontra.  A matéria ainda determina que é de responsabilidade do estado incentivar os mutirões, bem como definir o local mais apropriado para a realização da cirurgia. E conclui definindo que as despesas orçamentárias serão supridas com recursos da Secretaria Estadual da Saúde, previamente estabelecidas no orçamento vigente, podendo ser suplementadas em caso de necessidade.

Para justificar a iniciativa, o deputado considerou que, em razão da crise sanitária e da suspensão das cirurgias eletivas por decreto, para preservação de equipamentos, insumos e leitos, aumentou a fila de espera para essa modalidade. Portanto, segundo o deputado, “faz-se necessária a criação do Programa de Mutirões de cirurgias eletivas com a finalidade de garantir os recursos e reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas.”

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a matéria foi apensadA ao processo 2022001245, de teor semelhante. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA