Política

Programa Mais Estudo pode ser implementado na rede pública de ensino em Goiás

Publicado

em


Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 6521/21, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que institui a Política Estadual Mais Estudo na Rede Pública de ensino em Goiás.

A intenção, de acordo com o texto da matéria, é ofertar monitoria aos estudantes, estimulando a participação em ações de auxilio e reforço de aprendizagem, prioritariamente dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática voltadas a promoção do acesso, permanência e êxito escolar.

Nessa política serão selecionados dois monitores para cada turma entre alunos do ensino médio, da educação profissional, do oitavo e do nono anos do ensino fundamental, conforme os critérios de elegibilidade a serem definidos em regulamento, nos quais serão considerados os resultados acadêmicos obtidos no ano anterior ou no trimestre anterior ao que será iniciada a etapa da seleção.

Além disso, ficará autorizada a concessão de bolsas de monitoria aos estudantes da educação básica selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O bom desempenho acadêmico e a regular frequência escolar do aluno são condições obrigatórias para a concessão da bolsa de monitoria e para a manutenção do seu pagamento ao longo de cada edição do programa.

Virmondes explica que o objetivo é estimular a participação dos jovens estudantes, ao mesmo tempo que busca reforçar o aprendizado e o aprimoramento do ensino dos mesmos. “No momento histórico, em âmbito nacional, são realizadas discussões de como incentivar e manter os alunos da rede estadual de ensino nas escolas. É preciso uma série de mecanismos e incentivos para que essa atividade escolar não seja interrompida por jovens socialmente impactados pelos acontecimentos relacionados, principalmente, com a pandemia de covid-19”, disse o parlamentar.

A matéria encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação para ser relatada pelo deputado Talles Barreto (PSDB).

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile