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Prefeitura de Goiânia reestrutura sinalização turística e prepara inserção da capital entre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

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A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), e da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), prepara a reestruturação da sinalização turística da capital. O projeto, classificado como estratégico pela gestão municipal, integra o programa Goiânia em Nova Ação, e contempla ações de sinalização turística digital.

A iniciativa coloca a cidade no contexto de Destinos Turísticos Inteligentes (DIT), cuja proposta é assegurar espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre infraestrutura tecnológica de vanguarda, que garante desenvolvimento sustentável do território, facilita interação e integração do visitante com o entorno, e incrementa a qualidade da experiência no destino.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, explica que o projeto está em fase de estruturação, e já contemplou, por exemplo, a entrega de microetapas com a sinalização do Parque Zoológico de Goiânia. O parque recebeu, em dezembro do ano passado, mapas com QR code, que possibilitam o visitante se localizar dentro do Zoológico com mapa intuitivo disponibilizado em pontos estratégicos. “Com a leitura do código no celular, é possível ter o mapa em mãos por onde o visitante andar”, explica.

De acordo com o presidente da Agetul, Valdery Júnior, as placas informativas dos ambientes dos animais também serão atualizadas. Na ilha dos primatas, já é possível ver o modelo das novas placas. Além da atualização das informações sobre as espécies de animais, de forma gradativa, a prefeitura alimentará o site com um link QR code, com informações adicionais para que o visitante tenha conhecimento sobre cada espécie.

“A ideia é que o link, em um futuro próximo, ofereça acessibilidade com áudio descrição, contemplando as pessoas com deficiência física. Isso faz parte da etapa final do projeto, e os servidores do Zoológico vão realizar a implementação gradativamente”, destaca Valdery Júnior.

Técnicos da Diretoria de Turismo da Agetul realizam o mapeamento das placas turísticas e históricas, e levantamento da situação estrutural de cada uma delas. Gestão prepara projeto para que sinalização atenda às demandas dos turistas em Goiânia.

“Hoje temos um grupo de trabalho, encabeçado pela SMM, com o apoio da Agetul, para realizar o projeto de troca das placas turísticas. Devido ao desgaste com o passar dos anos, estudo técnico de avaliação de todas essas placas é necessário para que possamos reformá-las atendendo as necessidades da cidade”, pontua o presidente da Agetul.

Caminho dos Bouganvilles
O projeto de sinalização turística da capital também vai atender pedestres e ciclistas com o Caminho dos Bouganvilles. A Agetul já realizou o mapeamento das rotas, e o projeto deve ser lançado nos próximos meses.

Ao todo, são cinco rotas diferentes que passam por pontos turísticos de Goiânia, como praças, parques, monumentos e mercados populares, que compõem os trajetos pensados para que o participante possa explorar as trilhas urbanas que passam pelos principais pontos turísticos da capital.

“São 83 quilômetros de roteiros que também proporcionam acessibilidade. Portanto, as pessoas com mobilidade reduzida também poderão percorrer as rotas”, explica Valdery Júnior.

Recursos
Para viabilizar a execução do projeto de sinalização turística da capital, o titular da Agetul participou de reuniões ao longo de 2021, com o então ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e apresentou a necessidade e a documentação para captar recursos.

O projeto de sinalização turística da capital é desenvolvido pela Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) – Prefeitura de Goiânia

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