Cidades
Prefeitura de Goiânia amplia direita livre para melhorar mobilidade
Conversão à direita já é permitida em locais como a Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; a Avenida Perimetral com a Noroeste, no Nova Esperança; e a Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário
A Prefeitura de Goiânia, sob a liderança do prefeito Rogério (Solidariedade), está implementando novas medidas para aprimorar a mobilidade urbana na cidade. Após um estudo aprofundado, a gestão municipal já instalou sistemas de conversão à direita em vários pontos da cidade e planeja expandir essa iniciativa para outras áreas.
Atualmente, a conversão à direita já é permitida em locais como a Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; a Avenida Perimetral com a Noroeste, no Nova Esperança; e a Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
“Nossos adversários parecem desconhecer a realidade da nossa cidade ao sugerirem medidas que já estão em prática. Já implantamos três pontos de conversão à direita e temos outros locais mapeados para futuras implementações”, declarou o prefeito.
Por outro lado, Rogério se posiciona contra a proposta de permitir que motociclistas utilizem as faixas exclusivas de ônibus. Ele destaca que, segundo especialistas, essa medida poderia aumentar a letalidade no trânsito devido aos pontos cegos dos ônibus, que tornam os motociclistas mais vulneráveis.
A proteção dos usuários mais frágeis das vias municipais é uma prioridade para a gestão atual. Em setembro de 2023, a prefeitura lançou a campanha “Cuidado Campo Cego! O motorista pode não estar vendo você”, buscando conscientizar a população sobre os perigos dos pontos cegos dos veículos. Estatísticas apontam que os acidentes envolvendo pontos cegos têm aumentado, com os motociclistas sendo as principais vítimas, o que torna essa questão um desafio crucial para a segurança no trânsito.
Os corredores exclusivos para ônibus foram criados com o intuito de separar veículos menores, como motocicletas, dos ônibus de transporte coletivo, reduzindo assim o risco de colisões. A presença de motocicletas nessas faixas aumentaria significativamente o risco de acidentes, já que os ônibus possuem áreas de campo cego onde é difícil para os motoristas verem veículos menores.
Colocar motociclistas e pedestres, que já são os mais vulneráveis no trânsito de Goiânia, no mesmo espaço dos ônibus poderia elevar consideravelmente a taxa de mortalidade nas vias da capital. A visibilidade no trânsito é fundamental para a segurança, e a identificação dos campos cegos é crucial para prevenir acidentes.
Fluidez no Trânsito
Ao todo, foram executados cerca de 11 projetos voltados para a melhoria da fluidez no trânsito. Entre as ações estão a instalação de mais de 40 novos semáforos, a retirada do terceiro tempo em alguns cruzamentos, a instalação de botoeiras sonoras em 42 bairros e placas de orientação de videomonitoramento. Essas intervenções beneficiaram diversas regiões, incluindo o Conjunto Vera Cruz II, Vila Pedroso, Capuava, Alto da Glória, Parque Amazônia, Novo Horizonte e Jardim Pompeia.
Além disso, a mobilidade urbana foi reforçada com a construção do Viaduto Iris Rezende, na Perimetral Norte, e a conclusão do Complexo Jamel Cecílio, obras que visam melhorar o fluxo de veículos em importantes eixos viários da cidade.
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