Nacional

Prefeitos pedem que regra de guardar 50% das vacinas para 2ª dose seja anulada

Publicado

em


Vacina contra Covid-19
Agência Brasil
Vacina contra Covid-19

 A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) solicitou ao governo federal que mude as regras de armazenamento de segunda dose do programa de vacinação contra a Covid-19. A sugestão é para que estados e municípios não sejam mais obrigados a guardar 50% dos insumos recebidos para aplicar o reforço. Com isso, os gestores locais consideram que será possível acelerar a vacinação.

“Uma possibilidade, por exemplo, é a recomendação do uso imediato como primeira dose de 90% dos lotes que forem disponibilizados pela vacina Coronavac, reservando 10% para as segundas doses”, aponta o documento, salientando a necesssidade de padronizar a aplicação do reforço em 28 dias.

“Já a vacina da AstraZeneca é fundamental que também seja padronizado o prazo de 12 semanas entre o intervalo entre a primeira e a segunda dose, o que também possibilita que todo o estoque seja utilizado, não havendo necessidade de reserva para a segunda dose”, diz a nota.

A FNP considera que a medida é possível devido ao ritmo mais acelerado que se espera na produção das duas vacinas já aplicadas em território nacional. A carta é endereçada ao presidente da República, Jair Bolsonaro; ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ainda oficialmente no cargo; e ao ministro já indicado, Marcelo Queiroga.

Você viu?

“Atentos a tudo isso, e acompanhando o fluxo de produção em território nacional, tanto pela Fiocruz quanto pelo Instituto Butantan, que já se encontra em ritmo mais intenso, prefeitas e prefeitos apelam para que o Ministério da Saúde promova a reavaliação das atuais diretrizes e lidere uma nova estratégia de uso das vacinas”, pedem os gestores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile