Geral
Prazo para vacinação do rebanho contra a raiva termina dia 31
Os produtores que deixarem de vacinar bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos contra a raiva no prazo estabelecido para a campanha serão penalizados
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) lembra aos pecuaristas goianos que o prazo de vacinação contra a raiva dos herbívoros termina na quarta-feira (31). A medida é obrigatória em 119 municípios considerados de alto risco para a doença. A ação abrange bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos (equinos, muares e asininos) de todas as idades.
O presidente da Agência, José Ricardo Caixeta, ressalta que a campanha avança sem nenhuma intercorrência. A oferta de vacinas está normal em todas as regiões do Estado. “Nossos dados mostram que os pecuaristas atenderam ao nosso chamado. Eles estão vacinando e também apresentando as declarações”, comemora Caixeta.
A meta é vacinar 15 milhões de animais contra a raiva em Goiás.
MEDIDAS LEGAIS
Os produtores que deixarem de vacinar bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos contra a raiva no prazo estabelecido para a campanha serão penalizados. Eles receberão multa de R$ 7,00 por animal não vacinado (qualquer espécie). Aqueles que não declararem o rebanho e a vacinação receberão multa de R$ 300,00 por propriedade. As declarações devem ser feitas sempre em meio eletrônico via Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), que pode ser acessado no site agrodefesa.go.gov.br.
Os criadores que ainda não declararam a vacinação e rebanho permanecem bloqueados no Sidago para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), exceto para a finalidade de abate até 31 de maio. Após essa data, a propriedade inadimplente ficará bloqueada até a regularização da situação. Portanto, para não ter problemas com a movimentação dos animais, a recomendação é não deixar a vacinação e a declaração para última hora.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar