Saúde
Praça Césio 137 marca 37 anos do acidente radioativo
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves (Cara), realiza o lançamento do Projeto Itinerante Praça Cultural Césio 137 – 37 Anos, no dia 17 de setembro, às 14h, no Hall de Entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O evento comemora os 37 anos do acidente radioativo de Goiânia com uma mostra de obras artísticas e uma apresentação de dança dos alunos da Escola do Futuro Basileu França.
O projeto busca promover um encontro entre arte e memória, refletindo sobre o impacto do acidente de 1987 através de exposições de telas, poesias e fotografias. A iniciativa é uma oportunidade para relembrar o trágico evento e o seu legado, com participação de 38 artistas plásticos, cênicos, poetas e fotógrafos, que criaram obras inspiradas no tema do Césio-137.
O acidente radioativo, ocorrido em 13 de setembro de 1987, é o mais grave da história do Brasil e envolveu o manuseio impróprio de um aparelho de radioterapia abandonado. O acidente resultou em quatro mortes, 249 casos de contaminação grave e afetou cerca de 6.500 pessoas. As áreas diretamente impactadas, incluindo a casa dos catadores de lixo e o ferro-velho, foram demolidas.
A Praça Cultural Césio 137 visa aumentar a conscientização sobre o acidente e seus efeitos duradouros, alcançando diferentes públicos e reforçando a importância da memória coletiva. O projeto inclui uma exposição itinerante que percorrerá diversos espaços públicos e institucionais, promovendo a reflexão sobre o impacto do acidente 37 anos após o ocorrido.
No dia 30 de setembro, às 15h, a Alego também realizará uma sessão solene para homenagear os servidores da saúde que prestam assistência aos radioacidentados.
Serviço:
- Evento: Lançamento do projeto itinerante “Praça Cultural Césio 137 – 37 Anos” com exposição artística e apresentação de dança
- Data: 17 de setembro, às 14h
- Local: Hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego)
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar