Geral

Por iniciativa da vereadora Kátia Maria, Câmara lança expedição pelo Rio Meia Ponte

Publicado

em

Entre os dias 22 e 27 de março, pesquisadores irão percorrer os 40 quilômetros de extensão do rio no perímetro urbano de Goiânia

 

A Câmara Municipal de Goiânia lançou ontem (13), a primeira expedição pelo Rio Meia Ponte. A iniciativa do projeto foi da vereadora Kátia Maria (PT) e tem parceria com órgãos e entidades como a Saneago, UFG, IFG, as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente e Centro de Zoonoses, entre outros. 

O objetivo da expedição é fazer um diagnóstico do rio, nos limites do município de Goiânia, e criar um documento, a Carta das Águas do Meia Ponte, que possa nortear os gestores públicos em suas próximas ações buscando a preservação e o uso adequado do rio. O Rio Meia Ponte abastece a capital e a Região Metropolitana.

Entre os dias 22 e 27 de março, pesquisadores irão percorrer os 40 quilômetros de extensão do rio no perímetro urbano de Goiânia, com início na Região Noroeste da capital até o Parque Atheneu, na Região Leste. Serão duas equipes: uma por terra e outra embarcada, descendo o rio, para observar e identificar pontos de degradação, assoreamento, poluição, descarte irregular de lixo e esgoto, ocupação e desmatamento indevido das margens, qualidade de água e condições da fauna e da flora, entre outros.

A Bacia Hidrográfica do Meia Ponte representa mais da metade da água captada para abastecer a população da Região Metropolitana de Goiânia. “É um rio de extrema importância e que cumpre função estratégica do ponto de vista socioeconômico e ambiental. Infelizmente, ao atravessar Goiânia, enfrenta problemas de poluição e de degradação”, afirma a reitora da UFG e parceira na expedição, Angelita Pereira de Lima.

Para Kátia Maria, a Câmara,  em cumprimento à sua função fiscalizadora, precisa “cobrar das autoridades competentes a segurança da água que abastece domicílios de Goiânia e região”. Segundo a vereadora, o documento final também orientará o trabalho do Legislativo na elaboração de leis para preservação e para melhoria das condições do rio. “Salvar o Meia Ponte é questão de sobrevivência da população goianiense e da Região Metropolitana”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile