Geral
Planaltina vai ganhar uma Área de Desenvolvimento Econômico
Planaltina será mais uma cidade do Distrito Federal a contar com uma Área de Desenvolvimento Econômico (ADE). O projeto é oferecer infraestrutura para até 80 empresas se instalarem num terreno entre o Setor de Oficinas e o cemitério da cidade.
A área será voltada para pequenas empresas, como oficinas mecânicas, lojas de vendas de peças e de máquinas agrícolas, distribuídas em lotes de 200 metros quadrados.
Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e a administração regional da cidade trabalham nos projetos de ocupação e urbanização, o que deve ser finalizado até o final deste mês.
Após essa etapa, a secretaria vai publicar um decreto sobre o projeto e o governo dará continuidade com a parte de infraestrutura de drenagem, pavimentação, iluminação e demais serviços necessários para a devida implantação da ADE.
“O mais importante é a questão de levar emprego para essa região. As ADEs não são apenas as atividades em si, têm as complementares e tudo o que elas movimentam com a instalação dessas empresas”Janaina Domingos Vieira, subsecretária de Desenvolvimento das Cidades
“O mais importante é a questão de levar emprego para essa região. As ADEs não são apenas as atividades em si, têm as complementares e tudo o que elas movimentam com a instalação dessas empresas. Além disso, melhoram a área e sua infraestrutura, ou seja, são tiradas do abandono”, argumenta Janaina Domingos Vieira, subsecretária de Desenvolvimento das Cidades (Sudec), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
O GDF já está trabalhando para melhorar a infraestrutura da região. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) constroem um novo acesso para a cidade entre a BR-020 até a Quadra 7 do Jardim Roriz. O asfaltamento de um trecho de 500 metros vai beneficiar 50 mil moradores.
“Temos trabalhado no sentido de desenvolver a cidade economicamente. Vamos implantar a ADE de Planaltina e já estamos construindo uma nova entrada e saída para a cidade”, aponta o administrador Célio Rodrigues.
Outras ADEs
As ADEs existentes no DF estão em franca evolução. A do Polo JK, em Santa Maria, reúne grandes plantas, como a da União Química, Amazon e EMS. Por lá, estão sendo feitas as obras da linha de transmissão que vão alimentar a subestação de energia e, também, os serviços de bacias de captação de água.
No Gama, a infraestrutura foi entregue em 2020 e o governo trabalha para criar um ambiente competitivo de negócios. Aos empresários da região já foi ofertada uma linha de crédito específica para quem quer investir na área. Em Ceilândia, estão sendo feitas praças dentro do Setor de Indústria, além da requalificação da distribuição de energia.
Além da ADE de Planaltina e das existentes, o governo trabalha para desenvolver uma ADE no Recanto das Emas, mas com roupagem de Parceria Público-Privada (PPP) do Polo Logístico. Numa área de 260 hectares entre o Recanto das Emas e Samambaia, se pretende oferecer uma melhor logística de distribuição de produtos em uma rota subutilizada hoje, que é a BR-060, desafogando a sobrecarregada BR-040.
-
Saúde7 dias atrás
Novas diretrizes irão nortear o futuro do tratamento cirúrgico e medicamentoso do diabetes e obesidade
-
Geral7 dias atrás
Especiarias: aliadas da saúde ou mitos?
-
Nacional7 dias atrás
Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar