Geral

Pessoas privadas de liberdade da Unidade Penal de Tocantinópolis lançam livro pelo Projeto Andorinha

Publicado

em


Pessoas privadas de liberdade da Unidade Penal de Tocantinópolis lançam livro pelo Projeto Andorinha

08/02/2021 – Shara Rezende/Governo do Tocantins

“Escrevemos para que os outros vejam que existimos e saibam como temos nos construído; para convidá-los a juntarem-se a nós ou a outros que também existem nessas tantas unidades prisionais muitas vezes esquecidas”. São com essas palavras que o livro “Andorinhas Reinventam a Prisão” é apresentado. A obra, produzida por pessoas privadas de liberdade da Unidade Penal de Tocantinópolis e parceiros, foi lançada na última sexta-feira, 5, em uma plataforma virtual.

A escolha do título do livro é em alusão ao dito popular “uma andorinha só não faz verão” e busca evidenciar a força que atividades educativas ganham no contexto prisional, quando são desenvolvidas em parceria com diversas instituições.

Segundo a gerente de Políticas de Assistência Educacional da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Marluce Oliveira, a gestão do Sistema Prisional do Tocantins valoriza a política de educação e os projetos de extensão que favoreçam as atividades educacionais, com vista à emancipação dos apenados.

“O livro foi lançado e fica o registro de uma construção por diversas mãos e atores comprometidos em dar oportunidades de expressão do pensamento e da escrita, permitindo que as narrativas carcerárias alcancem outros contextos, pois representam um recurso fundamental como ação pedagógica e garantia de direitos, fomentando a liberdade do pensar”, ressaltou.

Livro

Organizado por Rafael Caetano do Nascimento e por Aline Campos, o livro “Andorinhas Reinventam a Prisão” é composto por 65 textos de 61 autores que compartilharam suas perspectivas. “Alguns são relatos de experiências, outros são reflexões e há também histórias ficcionais escritas pelos homens que cumprem pena de privação de liberdade e participam do projeto”, pontuou a organizadora Aline Campos.

O livro possui 335 páginas e foi dividido pelos seguintes temas: O Ar que Sustenta o Voo; Asas para Voar; Viver o Verão; Revoada de Andorinhas; e Em Busca de Terras Firmes. O livro, em formato físico e virtual, pode ser adquirido ou baixado de forma gratuita no site da editora Pedro e João Editores.

Aline Campos revelou que a organização do livro não foi tarefa simples. “Justamente por envolver uma gama grande de pessoas e textos com diferentes características. Porém, entendo que a potência desse livro está justamente em reunir diversas pessoas, reconhecendo igualmente o valor de cada uma delas para sua composição. Ao possibilitar a esse coletivo apresentar-se como autores e autoras de sua própria história, o livro nos une enquanto humanidade”, enfatizou.

Projeto Andorinhas

O Projeto Andorinhas reúne diversas ações educativas, formais e não-formais, desenvolvidas no interior da Unidade Penal de Tocantinópolis. O Projeto é uma realização da Seciju, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tocantinópolis, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o intuito de garantir o direito humano de acesso à educação.

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile