Política

Paulo Trabalho estipula “vida útil” para veículo de transporte escolar

Publicado

em

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 2352/22 de autoria do deputado Paulo Trabalho (PL). A matéria fixa um prazo de vida útil para os veículos utilizados no transporte escolar de estudantes goianos. 

Segundo a proposta, os veículos deverão ter, no máximo, 15 anos de fabricação. A medida vale para ônibus, micro-ônibus e perua Kombi, desde que estejam em excelente estado de conservação Quanto aos demais tipos de veículo, o prazo estimado é de no máximo dez anos. 

Os carros envolvidos pela nova legislação deverão ser submetidos à vistoria prévia e semestral.

Segundo Trabalho, todo estudante da educação básica que mora em área rural ou distante de sua escola tem direito ao transporte gratuito e de qualidade. A proposta leva em conta o tempo de fabricação dos veículos e a forma com que são utilizados, com base em estudos técnicos, a partir do desgaste do veículo e de acordo com as estradas em que rodam e na quantidade de quilômetros rodados.

“A matéria busca estabelecer um prazo mais coerente para a troca de veículos, que garanta a segurança dos escolares, mas, ao mesmo tempo, permita que se utilize carro com ano de fabricação mais avançado”, justifica

Sobre as vistorias fixadas pelo projeto, o parlamentar explica: “Por meio delas será possível aferir a situação em que se encontra o veículo e se ele pode continuar circulando em segurança”.

Na Secretaria Legislativa, a matéria foi apensada ao processo 2022002155, de teor semelhante.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile