Política
Outubro Rosa na Alego
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através de sua Diretoria de Saúde, promove no próximo dia 18, terça-feira, uma mobilização para arrecadar cabelo para confecção de perucas a serem repassadas a mulheres em tratamento de câncer de mama. O evento é realizado em parceria com a Associação das Mulheres Mastectomizadas de Goiás e o Grupo CA – Câncer de Mama – Superação, sob a presidência de Marlene Francis.
Assim como a exposição de 21 banners, inaugurada na manhã desta segunda-feira, 10, o evento do Banco de Perucas faz parte das realizações da Alego, a propósito do Outubro Rosa. Durante esse mês são intensificadas as iniciativas voltadas para a conscientização sobre o câncer de mama. A exposição de banners, por exemplo, traz depoimentos de 21 mulheres mastectomizadas, buscando, sobretudo, conscientizar a mulher da importância de fazer a mamografia.
Como parte do evento Banco de Perucas, no dia 18, serão realizadas duas palestras, no auditório/plenário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego, a partir das 9h30. Dois médicos especialistas vão palestrar na oportunidade: Antônio Leite, mastologista, e Álvaro Vitor Teixeira, cirurgião plástico.
“Estaremos trazendo à discussão a questão da prótese mamária X câncer de mama”, ressalta Heliet Ferreira, chefe da Seção de Serviços Sociais, da Diretoria de Saúde. Confirmou participação a esposa do presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD), Kamila Vieira.
Marlene Francis está encantada com o apoio que vem recebendo da Alego na realização do Banco de Perucas, tradicional evento da associação que preside. “Viajo por todo o Brasil, participando de eventos da Associação Meninas de Peito, que tem 6.600 associadas, mas estou muito feliz com o engajamento da Assembleia Legislativa de Goiás em nosso evento. Com esse apoio, estou certa de que vamos bater recorde na arrecadação de cabelo para nosso banco de perucas.”
Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, a mastectomizada Nilzani Gonçalves Santos falou de sua alegria em contribuir para a conscientização da mulher sobre a importância de se fazer a mamografia. “Não se trata de um ‘bicho de sete cabeças’, como muita gente pensa, mas de um exame simples, porém da maior importância, porque se for detectado um nódulo palpável nas mamas, a maioria de massa benigna, o tratamento certo pode ser feito com sucesso”, salienta.
Outra ação organizada pelo Serviço Social da Alego é a campanha de arrecadação de lenços, cuja estrutura para receber as doações já está exposta no hall principal da sede da Alego, onde os doadores devem amarrar os lenços na estrutura de aço vazada, em formato de coração. Todos os lenços arrecadados serão entregues pelo Grupo Superação a instituições como o Hospital de Câncer Araújo Jorge, o único centro de alta complexidade em oncologia de Goiás.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar