Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Ônibus elétricos do Eixo Anhanguera iniciam atendimento em Goianira e Trindade

Publicado

em

Foto: SGG

Os dois novos ônibus articulados elétricos do Governo de Goiás começaram oficialmente a operar nas linhas do Eixo Anhanguera. Além de Goiânia, os veículos passaram a atender as cidades de Goianira e Trindade, com Senador Canedo previsto para ser o próximo município a integrar a programação.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que a implementação deste benefício foi possível graças ao complemento tarifário financiado pelo Governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia e as prefeituras de Aparecida, Goianira, Trindade e Senador Canedo.

“Os usuários do transporte coletivo de Goiânia e da Região Metropolitana já estão notando as melhorias promovidas pelo Governo de Goiás, incluindo reformas nos pontos de ônibus, novas estações, terminais e ônibus mais confortáveis, silenciosos e com ar-condicionado,” afirmou o secretário.

O presidente da Metrobus, Francisco Caldas, destacou que, após a realização dos testes necessários, os novos veículos estão prontos para operar com total segurança nas extensões do Eixo Anhanguera. “Nossa prioridade é oferecer um transporte que atenda às necessidades de mobilidade urbana e, ao mesmo tempo, contribua para a sustentabilidade ambiental,” ressaltou Caldas.

Ônibus Elétricos

Após um período de testes entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo, os ônibus elétricos começaram a operar de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino, também atendendo o terminal no Setor Vera Cruz, em Goiânia. Em Senador Canedo, a operação está aguardando ajustes em um ponto de embarque e desembarque no Setor Nova Morada, com previsão de início em breve.

Os veículos, fabricados pela BYD e com carroceria Marcopolo, têm 23 metros de comprimento e capacidade para 155 passageiros. Com uma autonomia de cerca de 250 km por carga completa, os ônibus são equipados com ar-condicionado, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), suspensão pneumática em todos os eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes. Especialistas apontam que um ônibus elétrico pode reduzir a emissão de CO2 em até 184 toneladas por ano.

Nova Rede Metropolitana de Transporte

A eletrificação dos ônibus faz parte do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que também abrange a revitalização dos cinco terminais e 19 estações do Eixo Anhanguera. Já foram entregues 60 novos ônibus para o Sistema BRT, com as estações Hemocentro, Anhanguera, Lago das Rosas, Vila Bandeirante e Universitário completamente reformadas. O terminal Novo Mundo está em fase de construção.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA