Política
O espetáculo está de volta!
A história do Teatro Goiânia, que se confunde e se funde com a história da própria Capital, é destacada na série “Nossa história”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa. Concebido no projeto original da cidade, o local foi pensado para ser o centro da vida cultural e artística da futura metrópole, que começava a ser erguida no sertão brasileiro. Era fundamental, no ideal de Pedro Ludovico Teixeira, que além de homem afeito às artes e à Literatura, fazia questão da modernidade como marca registrada do seu projeto. E uma cidade moderna não podia prescindir de um templo cultural.
O projeto previa que o local abrigaria um cinema e um teatro. Como os outros prédios construídos pelo poder público à época, foi projetado em estilo art deco, com toda a imponência de suas linhas retas e formas geométricas. Se a ideia era impactar logo na chegada, a meta foi alcançada.
Para uma obra monumental, uma inauguração à altura. O então Cineteatro Goiânia abriu suas portas ao público durante o Batismo Cultural, uma forma inovadora de apresentar a nova cidade ao Brasil e ao mundo. Mais um arroubo de ousadia do idealizador da nova capital. Aliás, o local foi o ponto nevrálgico dos eventos realizados durante a semana do Batismo Cultural.
No dia da inauguração, o próprio Pedro Ludovico Teixeira estava à porta do teatro, recebendo os convidados e descerrando a placa da “mais luxuosa casa de espetáculos do estado de Goiás”. Durante toda a semana do Batismo, filmes e espetáculos teatrais, inclusive com a Companhia Eva Todor, a então maior companhia de comédia brasileira. A trupe levava o nome da atriz, que mais tarde se tornaria uma das maiores damas também da TV nacional.
Embora tenha sido projetado para cinema e teatro, na verdade, não oferecia condições para apresentações teatrais. As dimensões do palco eram reduzidas e impróprias para a montagem de espetáculos amplos e sofisticados. Como cinema, funcionou bem até a década de 40. Além da exibição de filmes, o espaço também era ponto de encontro de intelectuais, artistas e personalidades políticas.
Nos anos seguintes, veio a decadência. As instalações foram se deteriorando e o espaço ficou abandonado. Em 1976, houve a primeira reforma, que deu novo fôlego ao Teatro Goiânia. A partir daí, o local recebeu diversas atrações regionais e nacionais. Shows memoráveis, peças de importantes companhias teatrais do Brasil, concertos, comédias, dramas.
Já no fim do século passado, mais uma reforma que devolveu as características do projeto original. E outra vez o grandioso Teatro Goiânia retomou sua vocação primordial: a de ser palco para a arte e a cultura.
Em 2020, a pandemia que assolou o mundo fez as cortinas se fecharem de novo. Dessa vez, para garantir a continuidade do espetáculo da vida. Mas, graças à ciência e às vacinas, mais de um ano e meio depois, o monumental Teatro Goiânia está abrindo suas portas novamente para a arte, para a cultura e, claro, para o público, sua razão maior de existir.
Devagarinho, recebendo apenas metade da capacidade e com eventos controlados, tudo com muito cuidado para assegurar a saúde de todos os envolvidos. Mesmo que não seja nas melhores condições, a cidade já pode, novamente, ocupar esse espaço que pertence a todos nós.
A campanha que destaca essa semana o Teatro Goiânia é publicada todos os sábados nas redes sociais da Assembleia Legislativa. #NossaHistória é uma iniciativa voltada para o resgate da memória do povo goiano, por meio da lembrança de fatos, lugares e pessoas que marcaram a trajetória do nosso estado.
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5901
-
Geral5 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5900
-
Turismo6 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Destaque4 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Entretenimento5 dias atrás
Júnior & Cézar lançam o clipe de “Devolve” e celebram o sucesso do DVD “Simplesmente”
-
Economia3 dias atrás
PIB goiano cresce 8% em setembro
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar