Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Naturatins cria núcleo especial de conciliação para infrações ambientais

Publicado

em


Naturatins cria núcleo especial de conciliação para infrações ambientais

23/03/2021 – Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) criou o Núcleo de Conciliação Ambiental (Nucon). O novo núcleo, de caráter consultivo e deliberativo, visa à análise preliminar das autuações e à realização de audiências de conciliação ambiental. A Portaria nº 44, que cria o Nucon, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na segunda-feira, 22.

Faz parte das competências do Nucon, realizar a análise preliminar das autuações para convalidar de ofício o auto de infração que apresentar vício sanável, por meio de despacho saneador, após o pronunciamento da Assessoria Jurídica do Naturatins ou, conforme o caso, após manifestação ou instrução documental complementar, com especificação do ponto a ser esclarecido ou mais bem instruído, por parte do agente autuante e/ou de área técnica especializada.

Cabe ainda ao Núcleo, decidir sobre a manutenção da aplicação das medidas administrativas punitivas e demais sanções previstas para as infrações ambientais, no Decreto Federal n° 6.514.

O Nucon também tem autonomia para realizar audiências de conciliação ambiental para explanar, ao autuado, as razões que levaram à lavratura do auto de infração; apresentar as soluções legais possíveis para encerrar o processo; decidir sobre questões de ordem pública; e homologar a opção do autuado por uma das soluções apresentada durante a conciliação.

Composição

De acordo com a Portaria, o Nucon será formado por Rafael Roques Felipe (presidente), Antônio Cleriston Leda Mourão (membro), Eliandro Gualberto (membro), Felipe Mansur Pimpão (membro), Warley Rodrigues (membro) e Romina Silva Azevedo (secretária). Todos os cargos do Nucon estão condicionados aos cargos que seus membros ocupam, na estrutura do Naturatins.

Segundo o presidente do Instituto, Renato Jayme, o Nucon foi criado para atender à necessidade de disciplinar as conversões de multas simples em serviços de preservação, melhorar e recuperar a qualidade do meio ambiente, bem como gerenciar e aplicar os recursos convertidos. “O núcleo também vai garantir espaço de discussão para a apresentação de subsídios técnicos, no interesse institucional e da conservação e preservação do meio ambiente, a formação de consensos, e adoção das medidas necessárias para a aplicação e uso dos recursos financeiros, sob a forma de conversão de multa”, afirma.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA