Geral

Mutirão realiza mais de 2 mil atendimentos preventivos

Publicado

em


A Secretaria da Mulher realizou, durante o Outubro Rosa, uma programação especial, em parceria com outras secretarias do GDF e entidades não governamentais, pensada especialmente para a conscientização, prevenção e tratamento precoce do câncer de mama. Mais de 2 mil mulheres fizeram exames e receberam orientações sobre a doença.

A unidade móvel da Secretaria da Mulher passou por 17 pontos do Distrito Federal durante a campanha deste ano | Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher

A pasta, que tem a missão de articular ações voltadas à promoção da saúde da mulher, organizou uma série de atividades para reforçar a importância do autoexame — que pode antecipar a descoberta do câncer — e serviços para facilitar o acesso da paciente a exames e ao tratamento.

“O mais bonito da construção dessa programação é que se trata de uma agenda integrada entre as secretarias, os órgãos governamentais e a sociedade civil. Toda ação ganha muito mais força quando, na ponta, nós encontramos mulheres que abraçam a causa e que se tornam porta-vozes para toda a comunidade”, destacou a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

Como parte das ações, a unidade móvel da SMDF passou por 17 pontos do Distrito Federal, incluindo cidades como Planaltina, Itapuã, Vicente Pires, Santa Maria, Brazlândia, Varjão, Gama, além de uma visita, em parceria com a Emater, ao assentamento rural Pequeno William, em Planaltina.

“Toda ação ganha muito mais força quando, na ponta, nós encontramos mulheres que abraçam a causa e que se tornam porta-vozes para toda a comunidade”Ericka Filippelli, secretária da Mulher

As mulheres receberam orientações sobre o autoexame das mamas, participaram de debates e de bate-papos sobre promoção da saúde feminina. No total, foram 2.036 mulheres atendidas no Ônibus da Mulher, que contou com a equipe da Secretaria de Saúde para transformar o espaço em um consultório. Ali, foram agendadas 559 mamografias, além de 577 exames citopatológicos, pela Rede SES.

READ  RENOVADF convoca 1.500 alunos para novo ciclo do programa

Em uma parceria de sucesso, a carreta do Sesc, também participou das ações e esteve na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, e em Planaltina, onde foram agendados 265 mamografias e 310 exames citopatológicos.

A diretora regional de Atenção Primária à Saúde da Região de Saúde Norte da Secretaria de Saúde (SES), Renata Mercez da Silva, reforçou a importância desta parceria da secretaria com a SMDF para levar serviços e informação à população. “É uma maneira de direcionar, apresentar os equipamentos e os locais onde buscar tratamento e acompanhamento. Oferecer esse conhecimento faz toda a diferença para o empoderamento dessas mulheres.”

A moradora de Planaltina Maria Rosa da Silva foi recebida pela equipe da SMDF e encaminhada para atendimento psicossocial no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de sua cidade. Já Risolene Torres destacou a importância da ação que leva serviços de saúde até a população. Ela recebeu as orientações para fazer o autoexame das mamas e, agora, aguarda o agendamento da mamografia.

Um mês especial  

READ  Sub-20 | Ceará encara o Náutico nas quartas de final da Copa Nordeste

A programação do Outubro Rosa teve início com a inauguração do mamógrafo na Clínica da Mulher (Centro Especializado de Saúde da Mulher – Cesmu), com a capacidade de realizar até 480 exames mensais.

Também foi exibida a exposição de fotos Simplesmente Amor, organizada pela ONG Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, com apoio da SMDF, que apresentou oito mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e venceram a doença. As obras ficaram expostas no Salão Branco do Palácio do Buriti, na Câmara Legislativa do DF e no Senado Federal, e receberam mais de mil visitantes.

Ao longo do mês de outubro, a equipe da secretaria ainda percorreu canteiros de obras do Distrito Federal com a ação #SextaRosa, em parceria com o Sinduscon-DF, por meio do convênio da Rede Sou Mais Mulher, levando às trabalhadoras da construção civil palestras informativas sobre prevenção e enfrentamento ao câncer de mama. Foram visitados canteiros de obra no Noroeste, Park Sul e Samambaia, entre outros, alcançando um público de cerca de mais de 200 mulheres.

 *Com informações da Secretaria da Mulher

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA