Geral
Município de Ipameri conquista 2º lugar na premiação nacional do Imuniza SUS
Aconteceu entre os dias 16 a 19 de Julho o XXXVII Congresso Conasems, considerado nos últimos anos como um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil. O congresso foi realizado no Centro de Convenções Goiânia, e reuniu gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país.
Durante o congresso foram discutidas as transformações demográficas, mudanças climáticas, desigualdades econômicas e os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde pública. Também foram apresentadas estratégias para fortalecer o SUS e garantir atendimento integral e de qualidade à população.
Durante a programação, foi realizada a cerimônia de premiação da Mostra Brasil, Aqui Tem SUS e Mostra Nacional do Projeto Imuniza SUS. Todos os municípios brasileiros tiveram a oportunidade de registrar seus projetos para concorrer a premiação nacional, dando visibilidade às práticas que ocorrem nos territórios, demonstrando seus pontos positivos sobre a organização das ações promovidas nos municípios.
O município de Ipameri concorreu as duas mostras, com o Projeto “Yoga Terapia e Acupuntura na atenção básica” na modalidade Mostra Brasil, Aqui Tem SUS e com o projeto “União Multissetorial para aumento das coberturas vacinais em menores de 15 anos”, na modalidade Mostra Nacional do Projeto Imuniza SUS.
Concorrendo com 5568 municípios brasileiros, o município de Ipameri se consagrou em 2º lugar nacional, na modalidade Mostra Nacional do Projeto Imuniza SUS.
O projeto premiado traz ações realizadas pela Prefeitura de Ipameri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com intuito de minimizar as baixas coberturas vacinais observadas no mês de agosto de 2022, na Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação em menores de 15 anos. Diante desta situação foi adotada a estratégia da união multissetorial através de quatro ações de verificação da situação vacinal do referido público no mês de setembro de 2022.
A 1ª ação foi a verificação das cadernetas durante as consultas médicas e de enfermagem, a 2ª ocorreu no momento da pesagem dos beneficiários do bolsa família, a 3ª durante a visita domiciliar dos Agentes Comunitários de Saúde e a 4ª ação foi a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Atenção Básica para verificação das cadernetas vacinais nas escolas públicas e privadas, que resultou no aumento significativo das coberturas vacinais.
Em agosto de 2022 foram registradas 937 doses de vacinas de rotina em menores de 15 anos e 435 doses da Poliomielite em crianças de 1 a 4 anos. Após ações implantadas no mês de setembro de 2022 foram registradas 1420 doses de vacinas de rotina em menores de 15 anos e 461 doses da Poliomielite em crianças de 1 a 4 anos (sistema SIPNI), resultando no aumento de 51,5% na administração das vacinas de rotina em menores de 15 anos e na campanha da poliomielite o percentual de 60% evoluiu para 123%. Assim fica evidenciado que os profissionais de saúde devem manter a verificação das cadernetas vacinais em seus atendimentos e a união multissetorial.
-
Saúde7 dias atrás
Novas diretrizes irão nortear o futuro do tratamento cirúrgico e medicamentoso do diabetes e obesidade
-
Geral7 dias atrás
Especiarias: aliadas da saúde ou mitos?
-
Nacional7 dias atrás
Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral5 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar