Política
Mudanças no trânsito do Centro
Novas mudanças no trânsito da região central de Goiânia deverão ocorrer a partir desse sábado, 24. As alterações serão todas realizadas para facilitar a implantação do plano de mobilidade do BRT Norte-Sul no entorno da Praça Cívica, cujo anel interno deverá ser exclusivamente dedicado a essa modalidade de transporte. Por 75 dias, a circulação no trecho permanecerá interditada para abrigar as obras planejadas.
A fim de garantir a devida agilidade prevista pelo moderno sistema, oito logradouros públicos do Centro terão o seu sentido de circulação invertido. As modificações trazem impactos diretos para o fluxo de veículos que transitam nas imediações da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
O principal deles envolve o trecho situado em frente à Alameda dos Buritis (Avenida Assis Chateaubriand) que está ligado à Rua 13. Essa está entre aquelas que sofrerão inversão no sentido atual de sua circulação. Mudança similar também será implantada nas Ruas 2 e 15.
Outra alteração importante deverá afetar aqueles que estão acostumados a sair da Alego e entrar na Alameda para acessar a Praça Cívica, por meio da rotatória localizada em frente à entrada principal do Bosque dos Buritis. Com as novas rotas, esse acesso não será mais possível, visto que o trecho que, até então, permitia a conversão, será fechado.
Modificações similares deverão ser aplicadas ao trecho da avenida situado em frente ao Tribunal de Justiça (TJ-GO). O principal deles envolve a inversão total no sentido atual de circulação da Rua Olinto Manso (antiga 94), que, agora, desembocará na confluência com a Avenida 10 (Universitária). No encontro dos dois logradouros, os acessos também serão reformulados, com as ruas 20, 14, 1 e 12 do Centro sofrendo igualmente inversão de fluxo. Agora, ao retornar à Alameda dos Buritis, por meio da nova rota aberta ao final da rua 12, o motorista poderá acessar, tranquilamente, os dois sentidos da Avenida Assis Chateaubriand.
Para evitar acidentes e facilitar a assimilação das alterações por parte de motoristas e transeuntes, uma nova sinalização está sendo implantada na região. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) também estarão presentes para o devido monitoramento do trânsito na área. O anúncio das adequações vem sendo amplamente divulgado pela Pasta desde o último dia 15.
Na ocasião, o titular da SMM, Horácio Mello, detalhou o investimento. “O fechamento do anel interno da praça ocorre junto com a criação de novas rotas, novos caminhos e esse é o papel da Secretaria de Mobilidade: minimizar os impactos da obra com inversão de ruas, tudo a partir de pesquisas de origem e destino. Estamos investindo em tecnologia, uso de drones e parceria com o Waze sem ônus para o poder público”, comentou.
Em razão da nova etapa de obras do BRT, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, informou, durante o anúncio, que as linhas que passam pela Praça Cívica terão seus pontos de embarque e desembarque remanejados para o anel externo. Ele assegurou ainda que os abrigos serão concentrados em pontos estratégicos de forma a não prejudicar a rotina dos usuários.
A matéria foi confeccionada a partir do material de divulgação elaborado pela SMM.
Funcionamento do transporte coletivo
Veja como ficará a nova organização dos Pontos de Embarque e Desembarque (PED) de passageiros, a partir desse sábado:
PED nº 494 (localizado entre as Avenidas 83 e 84): linhas 004, 008, 017, 018, 019, 035, 175, 277, 300, 920, 225, 257, 261, 262, 280 e 405
PED nº 18 (localizado entre a Avenida 83 e Rua 10): 002, 006, 007, 018, 027, 193, 042, 164, 167, 170, 180, 052, 168, 605 e 935
PED nº 1401 (localizado entre a Rua 10 e Avenida Araguaia): 018, 300, 257, 261 e 406
PED nº 178 (localizado entre as Avenidas Tocantins e Gercina Borges): 003, 023, 027, 029, 169, 187, 300, 400 e 909
PED nº508 (localizado entre as Avenidas Gercina Borges e 85): 004, 008, 017, 019, 035, 175, 277, 300, 401, 909, 919, 013, 611, 268, 269 e 270
PED nº 163 (localizado entre as Avenidas 85 e 84): 002, 003, 006, 007, 023, 029, 169, 187, 193, 300
Novos fluxos e caminhos: resumo
–> Inversão do sentido da Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), da Av. Assis Chateaubriand à Rua 10.
–> Inversão do sentido da Rua 14/Rua 1/Rua 12, da Rua 10 à Alameda dos dos Buritis
–> Inversão do sentido da Rua 13/Rua 2/Rua 15, da Alameda dos Buritis à Rua 19.
–> A Alameda dos Buritis terá conversão para a Rua 13 sentido Avenida Goiás, tanto para quem vem da Assembleia Legislativa, quanto para quem vem da Praça Tamandaré
–> A Alameda dos Buritis x Rua Dona Gercina Borges (sentido Leste/Oeste) não terá permissão de conversão à esquerda para acesso à Praça Cívica.
–> A Avenida Assis Chateubriand terá conversão para a Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94) com acessos às Ruas 85, Rua 84, Rua 83, tanto para quem vem da Assembleia Legislativa, quanto para quem vem da Praça Tamandaré
–> A Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94) terá conversão à direita e à esquerda nas Rua 85, Rua 84, Rua 83 e Rua 10, esta última dando acesso à parte inferior do novo anel, seguindo pelas Ruas 14/ 01/ 12, com semaforização no cruzamento com Alameda dos Buritis, permitindo conversão à direita e à esquerda.
Obras BRT Norte-Sul
Segundo a Superintendência de Obras e Serviços de Infraestrutura Urbana (Seinfra) do município, serão construídos na Praça Cívica 1.240 metros lineares ou 15.500 m² de pavimentação de corredor BRT, incluindo vias para ônibus comuns em pavimento de concreto. Para finalizar as obras do novo sistema de transporte coletivo, que deverá evitar atrasos e agilizar substancialmente os deslocamentos na Capital, a Pasta informa que faltam apenas os serviços na Praça Cívica e a conclusão dos terminais e Viaduto da Perimetral e das estações para a operação da linha.
Por serem utilizadas metodologias de construção de baixa vibração e acompanhamento arqueológico nas escavações de subsolo, as obras contam com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Também chamado de “metrô de superfície”, o BRT Norte-Sul tem extensão de 21,7 km e deverá operar em duas linhas: a linha I, que vai do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia; e a linha II, que sai do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da capital, passa pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e chega até o Terminal Isidória, na região Sul. A expectativa da Seinfra é entregar o trecho II do BRT em outubro de 2021 e o trecho I em 2022.
“Estamos caminhando a passos largos, com trabalhadores dedicados e uma gestão comprometida em entregar ao cidadão o que há de melhor. Queremos dar esse presente para Goiânia o mais breve possível”, afirma o titular da Seinfra, Fausto Sarmento. A pasta lembra que, após as obras na Praça Cívica, o anel interno passará a ser de uso exclusivo do transporte coletivo.
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