Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Mudanças no CTB ampliam uso da “cadeirinha”

Publicado

em


Uma das novidades dentre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, que entraram em vigor no dia 12 de abril, é a ampliação do uso dos dispositivos de retenção para o transporte de crianças de até 10 anos. A legislação anterior exigia o uso da “cadeirinha” até os 7 anos e meio. Quem não cumprir as novas regras estará cometendo infração de trânsito gravíssima, passível de multa, 7 pontos na habilitação e retenção do veículo até que o problema seja sanado.

Os responsáveis devem ficar atentos. Não basta usar qualquer “cadeirinha”: o equipamento deve ser adequado à idade, ao peso e à altura. Da saída da maternidade até um ano, a criança deve utilizar, obrigatoriamente, o “Bebê Conforto”. Pequenos entre um e quatro anos de idade devem ser transportados em “cadeirinhas”.

A partir dos quatro anos até que completem 10 anos e tenham 1,45 m de altura, as crianças devem ser transportadas em assentos de elevação, devidamente instalados no banco traseiro do veículo e protegidas pelo cinto de segurança afivelado. Cada modelo de dispositivo deve ser instalado conforme a recomendação do fabricante.

A legislação também sofreu alteração no que se refere ao transporte de crianças em motocicletas. Os pequenos de 7 anos e meio não podem mais ser transportados em garupa. Somente crianças a partir dos 10 anos de idade poderão ser conduzidas em motos. Para isso, devem estar com roupa e capacete adequados de forma a aumentar sua proteção. 

Vidas em risco

De acordo com a ONG Criança Segura, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte acidental entre crianças de até 14 anos de idade no Brasil. Todos os dias, três crianças nesta faixa etária perdem a vida e outras 29 são hospitalizadas em razão desses acidentes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, se instalada corretamente e de acordo com o peso da criança, o uso da cadeirinha diminui em até 70% o risco de morte em acidentes de trânsito.

Apesar de ser a única forma segura de transportar crianças, o uso da cadeirinha ainda é ignorado por muitos goianos. No ano passado, 6.553 condutores foram flagrados ao transportar crianças de forma inadequada. Neste ano, de janeiro a abril, já foram 2.123 flagrantes dessa natureza.

Fonte: Detran – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA