Política

Modernidade e agilidade

Publicado

em

Em reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, e o Secretário de Estado da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, foi formalizada uma parceira que irá resultar em modernidade e agilidade de gestão entre o Parlamento goiano e os órgãos da administração pública estadual.

A Alego passou a integrar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Sead Goiás. O SEI é um sistema de gestão de informações, processos administrativos e documentos eletrônicos que possibilita a produção, edição, assinatura, andamento e armazenamento de documentos e outras atividades, visando a desburocratização e a modernização das atividades no do poder público.

A utilização da nova ferramenta traz inovação, otimização de tempo, de custo, promove celeridade dos trâmites de documentos e significa mais um passo da qualidade na prestação de serviço ao cidadão. A partir de agora, os deputados e servidores da Casa, cadastrados no SEI da Sead, poderão se comunicar apenas pelo meio virtual, reduzindo burocracia, custo com material de expediente, como papel, e o emprego de grande número de pessoas na execução de tarefas, como a entrega de documentos por meio físico.

Especialmente para os deputados, o SEI irá garantir o acompanhamento, virtual, sobre o andamento de qualquer processo administrativo junto aos órgãos da administração estadual. Essas tratativas eram feitas presencialmente, por meio de e-mails ou por aplicativos de mensagens, demandando tempo e trazendo dificuldade de acompanhamento. A partir da integração de informações entre os órgãos, a expectativa é de agilidade no tráfego de informações e em maior resolutividade das demandas. A Assembleia Legislativa é o segundo órgão da administração pública estadual a fazer a adesão ao SEI da Sead Goiás.

Alego Digital

O programa Alego Digital foi instituído em maio deste ano no Parlamento goiano pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) e permitiu tal parceria com a Sead. A iniciativa tem por objetivo, segundo o diretor Fagner dos Santos Gonçalves, eliminar o uso de papel, ou reduzir sensivelmente, nas áreas administrativa e legislativa da Alego.

Segundo Fagner Gonçalves, os investimentos tem promovido grande impacto na agilidade das atividades do Poder Legislativo e economia superior a 90% nos gastos com papel, com impressoras e componentes de impressão, como tonner. Ele diz que até o final do segundo semestre deste ano, a expectativa é que todas as áreas estejam contempladas, restando apenas a digitalização de processos antigos, que será a última fase de implantação das ações do programa Alego Digital.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile