Geral

Mauro Rubem quer oficialização de dia de enfrentamento ao lesbocídio

Publicado

em

O deputado Mauro Rubem (PT) propôs, por meio do projeto de lei nº 16865/24, a inclusão no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás do Dia Estadual de Enfrentamento ao Lesbocídio a ser comemorado, anualmente, em 13 de abril. A propositura pretende promover campanhas, atividades e ações públicas de enfrentamento e erradicação do lesbocídio e estimular a construção de uma cultura de não violência contra mulheres lésbicas.

Segundo a proposta, será de responsabilidade do Poder Executivo promover campanhas, atividades e ações educativas nas escolas e universidades públicas e privadas, meios de transporte, hospitais, unidades de saúde, praças, teatros e demais equipamentos públicos do Estado. Ademais, o parlamentar aponta que as atividades propostas poderão ser apoiadas por instituições de caráter público ou privado, bem como a sociedade civil com notória atuação na defesa dos direitos das mulheres.

Rubem explica que a data escolhida faz referência ao assassinato de uma mulher lésbica. “Essa data é uma homenagem à memória de Luana Barbosa, uma mulher negra, lésbica e periférica, vítima de violência policial em 2016, cujo caso teve repercussão nacional e internacional, destacando-se pela gravidade e pelo simbolismo na luta contra a violência de gênero, racial e sexual”, pontuou.

De acordo com a proposta, os principais objetivos são promover a visibilidade e a conscientização sobre a violência contra as mulheres lésbicas; realizar atividades educativas que abordem a importância do respeito à diversidade e à igualdade de gênero; envolver a sociedade civil, instituições públicas e privadas em ações de enfrentamento ao lesbocídio; e também estimular a participação comunitária na construção de uma cultura de não violência.

O processo está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Veter Martins (UB).

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile