Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Mauro Rubem quer oficialização de dia de enfrentamento ao lesbocídio

Publicado

em

O deputado Mauro Rubem (PT) propôs, por meio do projeto de lei nº 16865/24, a inclusão no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás do Dia Estadual de Enfrentamento ao Lesbocídio a ser comemorado, anualmente, em 13 de abril. A propositura pretende promover campanhas, atividades e ações públicas de enfrentamento e erradicação do lesbocídio e estimular a construção de uma cultura de não violência contra mulheres lésbicas.

Segundo a proposta, será de responsabilidade do Poder Executivo promover campanhas, atividades e ações educativas nas escolas e universidades públicas e privadas, meios de transporte, hospitais, unidades de saúde, praças, teatros e demais equipamentos públicos do Estado. Ademais, o parlamentar aponta que as atividades propostas poderão ser apoiadas por instituições de caráter público ou privado, bem como a sociedade civil com notória atuação na defesa dos direitos das mulheres.

Rubem explica que a data escolhida faz referência ao assassinato de uma mulher lésbica. “Essa data é uma homenagem à memória de Luana Barbosa, uma mulher negra, lésbica e periférica, vítima de violência policial em 2016, cujo caso teve repercussão nacional e internacional, destacando-se pela gravidade e pelo simbolismo na luta contra a violência de gênero, racial e sexual”, pontuou.

De acordo com a proposta, os principais objetivos são promover a visibilidade e a conscientização sobre a violência contra as mulheres lésbicas; realizar atividades educativas que abordem a importância do respeito à diversidade e à igualdade de gênero; envolver a sociedade civil, instituições públicas e privadas em ações de enfrentamento ao lesbocídio; e também estimular a participação comunitária na construção de uma cultura de não violência.

O processo está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Veter Martins (UB).

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA