Política

Matéria de iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel pretende dar mais transparência nas obras públicas

Publicado

em


A fim de garantir ao cidadão o acesso aos dados públicos gerados e mantidos pelo Governo, permitindo à sociedade o acompanhamento em tempo real do estágio de execução das obras e serviços de engenharia, o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) apresentou projeto de lei propondo que seja estabelecida pelo Governo goiano uma Política Estadual de Transparência em Obras Públicas (Petop). Trata-se do projeto de nº 5192/21, que teve apensado o projeto n° 5523/21 e será encaminhado à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 

“Do ponto de vista econômico-financeiro não podemos deixar de salientar o custo de oportunidade econômico às contas do Estado”, pontua, assinalando, ainda, que recursos que outrora poderiam ser destinados de forma eficiente e eficaz para o cidadão goiano, podem estar sendo mantidos mobilizados e se deteriorando com o tempo. 

O deputado afirma que a situação fica mais evidente em momentos de calamidade ou crises econômicas, com a redução nas receitas públicas e concomitantemente a dificuldade para a equalização contábil entre as receitas e despesas do Estado. “Essas obras que estão paradas, independentemente dos motivos, geram danos aos cidadãos pagadores de impostos, pois não alcançam os benefícios esperados e ainda necessitam de mais recursos financeiros para aditar contratos visando o término e entrega compromissada”, assinala. 

Virmondes salienta que o principal problema é o descasamento entre aquilo que foi planejado e o executado. “O fluxo orçamentário e financeiro não acompanha o desenvolvimento das obras. Além disso, não há disponibilidade de recursos financeiros para todas as obras”, diz. Portanto, reitera, é preciso exigir dos gestores o atendimento das premissas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Para o legislador, a publicidade dos atos do Executivo é necessária para o entendimento da correta aplicação dos recursos públicos. “É cada vez mais explícito a demanda da sociedade por mais lisura na aplicação e investimentos do Executivo. O acesso a esses dados legitimará as ações praticadas pela administração pública, com a ampliação da transparência por intermédio da publicidade de informações referentes aos gastos públicos.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile