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Mamães internadas na enfermaria covid do HRPL recebem homenagem
Flores, presentes e chamadas por vídeo. Assim foi o Dia das Mães para pacientes internados na ala covid do Hospital Regional de Planaltina (HRPL). A ação, organizada pela Gerência de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico (Gamad) do hospital, foi a forma encontrada para tentar amenizar a dor da distância dos familiares em uma data tão significativa e na qual muitos estariam reunidos com a família.
Para levar um pouco de alegria e acolhimento aos pacientes, a psicóloga do HRPL Ana Paula Cardoso Simplício disse que decidiu levar rosas como uma demonstração de carinho e para dar um valor afetivo pela data. Com a enfermeira Talita Queiroz, fizeram a entrega das flores e do presente, um kit higiene preparado pelo serviço social com itens de doação (shampoo, condicionador, sabonetes, escova dental e desodorante).
“O intuito foi fortalecer o vínculo deles com a família, já que estão na área de isolamento e ficam muito tempo sem contato. Você entra na casa de cada pessoa e, para o paciente, parece que ele está dentro da casa dele. É como se a gente deixasse ele dentro de casa, mas no hospital”Ana Paula Cardoso Simplício, psicóloga do HRPL
Além disso, fizeram chamada por vídeo para que os pacientes pudessem ver os familiares. “O intuito foi fortalecer o vínculo deles com a família, já que estão na área de isolamento e ficam muito tempo sem contato”, conta a psicóloga.
Ela explica que era feita uma conversa com o paciente para saber sobre a vontade ou não de participar da ligação. Primeiro era feita a homenagem, a entrega da flor e do kit e, depois, a videochamada, que não tinha limite de tempo.
Segundo Ana Paula, essas iniciativas ajudam na recuperação do paciente, pois quando recebem o apoio da família, percebem essa rede fortalecida, renovam o ânimo e se recuperam melhor. Para os familiares, o sentimento é de gratidão por receberem notícias e terem contato com o familiar hospitalizado.
Emoção
“É bem emocionante o momento”, relata a psicóloga. “Você entra na casa de cada pessoa e, para o paciente, parece que ele está dentro da casa dele. É como se a gente deixasse ele dentro de casa, mas no hospital. A tecnologia facilita bastante”, destaca.
Ela diz que é gratificante poder levar esse momento aos pacientes e aos familiares, além de ser benéfico para a própria equipe de saúde. “O paciente fica feliz, agradece. Quando saio do plantão, saio com a sensação de missão cumprida”, comenta.
Planejamento da ação
A gerente de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico da Regional do HRPL, Maria do Socorro Nunes Aguiar, conta que a ideia de planejar algo diferente foi devido à data especial e ao impacto que a covid-19 causa nas pessoas. Inclusive, por esse motivo, ela ressalta que teve o cuidado de que toda a ação fosse realizada por uma profissional preparada para efetuar a abordagem e acolhimento psicológico prévio.
*Com informações da Secretaria de Saúde
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