Cultura

“Mala de Histórias” realiza ações de acesso à leitura para crianças

Publicado

em

A “Mala de Histórias” realiza uma série de atividades gratuitas de contação de histórias, distribuição de livros e intervenções teatrais em escolas públicas, shoppings e comunidades. As ações ocorrerão nos dias 11 e 12 de outubro, e 9 de novembro.

No centro dessa proposta está uma mala decorada, cheia de objetos curiosos, que leva o público a uma experiência única de criação literária. A organização sem fins lucrativos atua em Goiânia e região metropolitana, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura, especialmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O projeto “Cinco Anos, Cinco Palcos” visa realizar apresentações com personagens da Mala de Histórias em diferentes locais da grande Goiânia. Com o apoio do Ministério da Cultura, Sicredi e Araguaia Shopping, a iniciativa espera atingir 600 crianças.

No dia 11/10, a Escola Municipal Marcos Antônio Mascarenhas, em Senador Canedo, recebe a apresentação “Violeta e o som do violino na Mala de Histórias”, às 9h. Na última sexta-feira (4/10), o projeto começou suas atividades na Escola Municipal Geraldo Batista de Oliveira, no distrito de Hidrolândia, onde a bruxinha Adelaide e a joaninha Judite interagiram com os alunos.

No Dia das Crianças (12/10), às 10h, o Araguaia Shopping e o Mega Moda Park terão ações culturais da Mala de Histórias. Nesse dia, 20 crianças da Comunidade Terra do Sol, em Aparecida de Goiânia-GO, serão convidadas para participar da programação no shopping. A entrada é gratuita, e o público poderá adquirir livros a preços acessíveis.

O espetáculo “Dó-ré-mi do coelho” será apresentado para os moradores da Comunidade Terra do Sol no dia 09/11, às 9h. Lanches e livros literários serão oferecidos aos participantes, além da entrega de diários de leitura para todas as crianças e jovens atendidos pela ONG.

Histórico da Organização

Fundada em outubro de 2019, a Mala de Histórias já realizou mais de 80 ações culturais, beneficiando cerca de 2.500 crianças e doando mais de 6.300 livros nesse período.

“Estimular a leitura desde cedo aumenta as chances de que essas crianças continuem lendo ao longo da vida. Em uma sociedade com baixo hábito de leitura, isso é essencial. As histórias têm o poder de capturar nossa atenção, afastando um pouco as crianças das telas”, afirma Bárbara Wendel, diretora da organização.

A Mala de Histórias é uma das cinco instituições de Goiás reconhecidas pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Pontos de Leitura. A organização desenvolve espetáculos teatrais inéditos e atividades para incentivar a leitura nas comunidades periféricas, focando no público infantil e infantojuvenil. Mais de 80 voluntários têm contribuído diretamente nas atividades de formação de plateia e incentivo à cultura.

Serviço

Evento: Projeto “Cinco Anos, Cinco Palcos” da Mala de Histórias
Datas: 11, 12 de outubro e 9 de novembro
Locais: Escola Marcos Antônio Mascarenhas (Senador Canedo), Araguaia Shopping (Goiânia), Mega Moda Park (Goiânia) e Comunidade Terra do Sol (Aparecida de Goiânia)
Mais informações: maladehistorias.org ou @maladehistoriasgo
Entrada: Gratuita!

4o mini

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile