Geral
Luz, cascalho e regularização para o 26 de Setembro
“Em fevereiro deste ano, o governador deu o primeiro passo para a regularização do Assentamento 26 de Setembro” Paco Britto, vice-governador
A manhã deste domingo (26) no Assentamento 26 de Setembro, às margens da DF-001, teve gosto de esperança. No dia em que o local comemora 25 anos de história, era grande, por parte dos moradores que participaram da festa organizada pela comunidade e empresários locais, a expectativa pelas notícias referentes a regularização fundiária, chegada do cascalho à avenida principal e iluminação na entrada da área.
Em visita à festa, o vice-governador Paco Britto lembrou que o governador Ibaneis Rocha tem trabalhado para regularizar a região. “Em fevereiro deste ano, o governador deu o primeiro passo para a regularização do assentamento 26 de Setembro, quando enviou para o presidente da República a minuta do projeto de lei que prevê a desafetação de área de mais de 996 hectares da Floresta Nacional de Brasília, uma medida necessária para a regularização fundiária desta região”, explicou.
Atualmente, o projeto tramita na Câmara dos Deputados e foi aprovado, no último dia 14 deste mês, pela comissão de meio ambiente da Casa, de onde seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Cascalho a caminho
Governo trabalha na finalização do processo para levar as máquinas ao trabalho de pavimentar a avenida principal; iluminação é o próximo passo
“Estamos aqui, de pé, em paz, esperançosos nos parlamentares e no nosso governo para que tenhamos nossa cidade regularizada e possamos, então, receber as melhorias de infraestrutura que tanto precisamos”, disse o presidente do Espaço Bola de Ouro, Edmilton Gomes, um dos organizadores da festa deste domingo.
De acordo com o vice-governador, além da regularização, o governo atenderá, nos próximos dias, duas demandas importantes da comunidade. “Por determinação do governador Ibaneis Rocha, vamos cascalhar a avenida principal”, adiantou. “Já conseguimos 350 caminhões de cascalho e estamos finalizando o processo para disponibilizar o maquinário necessário para a obra”.
Outro pedido feito pelos moradores foi para implantar iluminação no trecho da DF-001 que dá acesso ao assentamento. “O DER [Departamento de Estradas de Rodagem do DF] já está finalizando o projeto que seguirá para a CEB, e assim, em breve, a parte já duplicada da DF-001 ganhará a iluminação tão sonhada”, garantiu Paco Britto. “Vamos fazer toda a iluminação da região, mas em partes. A primeira delas já está autorizada pelo governador”.
Expectativa alta
Andreia Régis, que há 20 anos adquiriu um lote no assentamento e aguarda, ansiosa, pela regularização da região, antevê muitas melhoras para o 26 de Setembro. “A expectativa é imensa”, disse. “É tudo o que a gente precisa. Cada um que comprou seu pedacinho de terra aqui sonha com isso há 25 anos”.
Andreia, que é psicóloga e trabalha na cidade como voluntária prestando atendimento gratuito, está animada com as notícias. “Embora a região seja formada por pessoas humilde, a cidade só tem a crescer”, avaliou. “Só precisamos deste apoio do governo que, desta vez, parece que virá”.
Outro entusiasta do processo de regularização é o pedreiro Jorge Mendes da Silva, que mora com a esposa e filhos na região há mais de dois anos. “Com a regularização, as melhorias virão”, afirmou. “Tenho muita esperança de que, desta vez, não será apenas uma promessa”.
Governo participativo
Reforçando o anseio dos cerca de 40 mil moradores do 26 de Setembro – que ainda lutam para ter acesso a serviços básicos –, o administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro, lembrou que a presença do Estado na cidade é constante.
“Recebi a missão do governador Ibaneis Rocha de cuidar da cidade e das pessoas, e isso está sendo feito”, relatou. “Não falta maquinário, cuidado, atenção ao meio ambiente e presença aqui. Sei que o sonho de todos que vivem aqui é que a cidade tenha vida própria, sua estrutura administrativa, e acreditem: está cada dia mais perto.”
Com música ao vivo, guloseimas para a garotada, parabéns e bolo, a festa contou ainda com uma ação do Comitê Todos Contra o Covid, do GDF, que distribuiu cerca de mil frascos de álcool gel e máscaras de tecido reutilizável para a população.
-
Economia7 dias atrás
Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos
-
Saúde6 dias atrás
Novembrinho Azul: Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos
-
Economia6 dias atrás
Venda de veículos aumenta 21,6% em outubro, diz Anfavea
-
Geral7 dias atrás
Seis em cada dez negros sofreram discriminação no último ano
-
Cidades6 dias atrás
Cesta básica em Goiânia tem variação de preços de até 147,36%
-
Cidades7 dias atrás
Polícia prende cinco e apreende meia tonelada de cocaína
-
Educação6 dias atrás
Estudantes da rede estadual de Goiás conhecem a Europa
-
Geral7 dias atrás
Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar