Geral
Lula dispensa 13 ministros que tomaram posse no Congresso
Serão definidos os presidentes da Câmara e Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou ontem (1°), temporariamente, os ministros que assumiram mandatos no Congresso Nacional. Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União. No mesmo dia aconteceu a abertura do Ano Legislativo, com a posse de parlamentares eleitos em outubro de 2022 e a eleição das mesas diretoras da Câmara e Senado.
Deputados e senadores que assumem cargos de ministros de Estado não perdem a função parlamentar. Durante o mandato, inclusive, é comum licenciar-se do cargo para votar projetos de interesse do governo no Congresso. Na votação de ontem, o governo apoiou as reeleições dos presidentes das duas Casas, Arthur Lira – na Câmara, e Rodrigo Pacheco para o Senado.
Os ministros que tomaram posse no Senado são Camilo Santana (Educação); Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública); Renan Filho (Transportes); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). O ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) foi eleito, em 2018, está no meio do mandato de senador, e também se licenciou do Ministério para votar na eleição do Senado.
Na Câmara, assumem os mandatos de deputados os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais); Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social); Juscelino Filho (Comunicações); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar); Marina Silva (Meio Ambiente); Sônia Guajajara (Povos Indígenas); Luiz Marinho (Trabalho e Emprego); Daniela Carneiro (Turismo).
Agência Brasil
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar