Geral
Lives debatem o cerrado na Semana do Meio Ambiente
Para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) realizará lives sobre “Aspectos do Bioma Cerrado e a Ciência e Seus Resultados”. As palestras virtuais serão nos dias 31 de maio e 1º de junho e de 2 a 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente –, abordando o tema “Restauração de Ecossistemas”.
O 1º Webinário JBB será feito por meio de lives pelo canal do JBB no Youtube com interação com os participantes. Os registros poderão ser feitos no link http://bit.ly/1webinarioJBB. Os inscritos receberão certificado de participação no evento. As apresentações estão a cargo de pesquisadores que desenvolvem trabalhos nas áreas do JBB e da Estação Ecológica do JBB.
A primeira live será realizada na segunda-feira, 31 de maio, às 11h. Nela, o pesquisador Reuber Brandão, doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), falará sobre a “Fragmentação no Cerrado”. Na terça-feira, 1° de junho, às 10h, a pesquisadora Luciana Galvão, doutora em Ecologia pela UnB, abordará o “Monitoramento de Ecossistemas Aquáticos no Programa Ecológico de Longa Duração”. No mesmo dia, às 11h, o pesquisador Marcelo Kuhlmann, e doutor em Botânica pela UnB, dividirá com os internautas seus conhecimentos sobre as “Interações da Flora e da Fauna no Bioma Cerrado”.
“Essa é mais uma oportunidade que oferecemos para disseminar ainda mais conhecimento sobre o cerrado” Aline De Pieri, diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília
Flora para controle do Aedes Aegypti
E as lives não param por aí! Na quinta-feira, 2 de junho, às 14h30, o pesquisador Guarino Colli, mestre em Ecologia pela UnB e Ph.D. em Organismic Biology pela University of California, vai abordar com os internautas como tema o “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biota do Cerrado (INCT Biota do Cerrado): Biodiversidade, Mudanças Climáticas e a Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Cerrado”.
Por fim, no mesmo dia, às 15h30, o pesquisador Thiago Mello, doutor em Ecologia pela UnB, vai conversar sobre a prospecção de espécies da flora do cerrado com potencial para controle de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.
A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, explica que a proposta da realização do evento virtual tem intuito educativo promovendo a apresentação e discussão sobre os aspectos do bioma errado.
“Em época de pandemia e isolamento social, as palestras virtuais no formato de videoconferências ganharam força promovendo diversos assuntos em diferentes áreas do conhecimento. Essa é mais uma oportunidade que oferecemos para disseminar ainda mais conhecimento sobre o cerrado. Contar com a participação de profissionais conceituados em nosso webinário é uma honra e algo que deve ser comemorado ”, destacou.
O cerrado e o JBB
O JBB é uma área da Reserva da Biosfera do Cerrado e, entre outras atividades, promove a conservação das espécies desse bioma. Em uma extensão de 5 mil hectares, reúne 1,1 mil espécies de plantas e 500 de animais, além de diferentes fitofisionomias do bioma.
No JBB são realizadas diferentes atividades científicas pelo corpo técnico, contando ainda com diversas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de instituições como a UnB, a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Além das atividades científicas, são desenvolvidos trabalhos de atendimento ao público na área de educação ambiental e projetos de ciência cidadã. Dessa forma, a realização de webinários constitui uma ferramenta com potencial de promover a interação e participação de diferentes públicos no JBB.
Serviço
Calendário de lives:
31 de maio (segunda-feira) – 11h – dr. Reuber Brandao – “Fragmentação no Cerrado”
1° de junho (terça-feira) – 10h – dra. Luciana Galvão – “Monitoramento de Ecossistemas Aquáticos no Programa Ecológico de Longa Duração”
1° de junho (terça-feira) – 11h – dr. Marcelo Kuhlmann –”Interações Flora-Fauna no Bioma Cerrado”
2 de junho (quarta-feira) – 14h30 – dr. Guarino Colli – “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biota do Cerrado (INCT Biota do Cerrado): Biodiversidade, Mudanças Climáticas e a Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Cerrado”
2 de junho (quarta-feira) – 15h30 – Dr.Thiago Mello – Prospecção de espécies da flora do Cerrado com potencial para controle de Aedes aegypti
*Com informações do Jardim Botânico de Brasília
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar