Search
Close this search box.

Geral

Juarez Barbosa oferece exames gratuitos de avaliação pulmonar até sexta

Publicado

em

Até a próxima sexta-feira (18/08) estão sendo feitos gratuitamente exames que auxiliam no diagnóstico da asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e sequelas do Covid-19 no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa. Interessados em fazer o teste devem fazer o agendamento, pessoalmente, na sede do Cemac, que fica na Rua 16, próximo à Praça Cívica, no Setor Central.

Os exames, denominados espirometria, são realizados em mutirão que acontece dentro da programação da Semana de Espirometria, promovida em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT). O mutirão de exames pretende atender 50 pacientes por dia.

Exames

No teste, o paciente respira em um tubo de papelão descartável acoplado a um aparelho chamado espirômetro.

A espirometria é realizada por um técnico habilitado, com equipamentos conectados a sistemas computadorizados que produzem dados gráficos e numéricos para análise e registram a quantidade (volume) e/ou velocidade (fluxo) de ar inalados ou expirados pelo paciente.

Redução da fila de espera

A ação visa também auxiliar a saúde estadual e também a dos municípios a reduzirem a fila de espera de pessoas já cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) e que ainda não conseguiram fazer ou que estejam em busca deste exame.

Os pacientes a serem examinados já deverão ter passado por atendimento em unidades públicas de saúde.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA