Saúde
Ipasgo Saúde tem novo sistema de cobrança de coparticipação
A partir de 1º de agosto, beneficiários terão um novo formato de cobrança, com pagamento único no dia 10 de cada mês
A partir de 1º de agosto, o Ipasgo Saúde passará a adotar um novo sistema de cobrança de coparticipação. Em vez de receber boletos separados para cada serviço utilizado, os beneficiários agora pagarão uma única fatura mensal, com vencimento no dia 10, que também será a data de pagamento das mensalidades atuais.
Esta mudança visa alinhar as operações do Ipasgo Saúde às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e às práticas comuns em outros planos de saúde. Com a nova forma de cobrança, a porcentagem referente a cada serviço será consolidada em uma única fatura, acompanhada de um extrato detalhado, semelhante ao de um cartão de crédito, que informará todas as utilizações do plano.
Além disso, tanto as mensalidades da tabela atuarial quanto as coparticipações vencerão no mesmo dia, simplificando a gestão financeira dos beneficiários. Não haverá alterações no vencimento das mensalidades para aqueles que optam pelo pagamento via desconto em folha de pagamento.
“Estamos atendendo a uma demanda do mercado e alinhando o Ipasgo Saúde aos padrões de outras operadoras. Esta mudança não apenas facilita a administração financeira dos nossos beneficiários, como também reduz a ocorrência de bloqueios por erros de controle e simplifica o processo de pagamento,” afirma Vinícius Luz, presidente do Ipasgo Saúde.
Anteriormente, os beneficiários recebiam boletos separados para cada serviço, com prazos distintos de vencimento. Essa prática podia causar confusão e frustração, especialmente em relação ao controle dos pagamentos. “O novo sistema traz um extrato único com todas as informações detalhadas, como datas, prestadores e valores, facilitando a organização das contas,” explica Carolina Almeida, gerente de Controle Financeiro do Ipasgo Saúde.
O novo fluxo de cobrança altera a forma de pagamento por débito em conta. Em vez de serem debitados todas as sextas-feiras, os valores serão cobrados mensalmente no dia 10, com base nos atendimentos realizados no mês anterior. Outra melhoria significativa é o fim das cobranças por serviços não prestados, já que o faturamento só ocorre após a confirmação do prestador sobre a realização do serviço.
“Havia casos de cobrança por serviços não prestados devido a falhas de comunicação com os prestadores. Com o novo sistema, evitamos esses problemas e reduzimos o retrabalho administrativo,” acrescenta Carolina Almeida.
É importante observar que a rede credenciada tem até 180 dias para enviar o faturamento dos serviços prestados. Isso pode resultar em cobranças em meses posteriores ao atendimento. “Os prestadores geralmente enviam faturamentos em cerca de 60 dias, portanto, os atendimentos realizados em agosto podem gerar cobranças em outubro, novembro ou até dezembro,” esclarece Carolina Almeida.
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