Cidades
“Investimos em acesso à educação”, afirma Rogério Cruz ao iniciar entrega de 80 mil kits escolares para alunos da rede municipal de ensino
O prefeito Rogério Cruz afirmou que o município investe em acesso à educação com o início da entrega de 80 mil kits escolares para alunos do Ensino Fundamental, na manhã desta quarta-feira (25/01), em evento realizado na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, no Jardim Guanabara II. Na ocasião, foram distribuídos os primeiros 544 kits para os estudantes da unidade de ensino.
“Nós sabemos o impacto que é no orçamento familiar quando chega o início do ano e os pais precisam adquirir o material escolar. A prefeitura está abrindo portas, investindo no direito ao acesso à educação e possibilitando que as famílias tenham um pouco mais de equilíbrio financeiro”, ressaltou.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu 60 mil unidades, enquanto 19.018 foram doadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Todos os estudantes do Ensino Fundamental, matriculados do 1° ao 9° ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 174 escolas da rede municipal receberão o benefício.
O titular da SME, Welington Bessa, explica que a prefeitura se preocupa em dar condições para que os alunos que estão matriculados tenham possam estudar. “Por isso, a importância do uniforme, de um material pedagógico próprio, muitas vezes elaborado por nós mesmos, e agora o kit escolar, para que os alunos tenham condição de estudar sem qualquer tipo de entrave”, disse.
Os estudantes do Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano) receberão kit de material diferente do Fundamental 2 (6° ao 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles são compostos por itens como cadernos, lápis, apontador, borracha, tesoura sem ponta, dentre outros. Todos os itens são certificados pelo Inmetro.
Alívio nas contas
Carmelita Santos é moradora do Jardim Guanabara e cuida de sete netos, com idade entre 11 a 15 anos, que estão matriculados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco. Ela explicou que não teria condições de comprar os materiais escolares. “É muito importante porque é uma ajuda muito grande para os pais. O aprendizado vale a pena, só quem estuda é valorizado, e nós não temos condições de comprar para todos os netos. A gente fica muito grato”, declarou.
Maria do Carmo, que trabalha como auxiliar administrativo e é moradora do Residencial João Paulo II, contou que o filho, Mikael de Araújo, de 11 anos, está no 6° ano do ensino fundamental. Ela afirmou “que a entrega dos kits pela prefeitura trouxe sensação de alívio neste início de ano”. “Em janeiro são muitos gastos. Isso é um incentivo importante para nós, um gasto a menos”, disse.
Kit Fundamental 1
4 cadernos brochurão 80 folhas
1 caderno de desenho 96 folhas
2 canetinhas hidrográficas
5 lápis grafite
2 borrachas brancas
2 caixas de lápis de cor
2 apontadores com depósito
1 cola branca
2 caixas de colas coloridas
1 tesoura sem ponta
Kit fundamental 2 e EJA
3 cadernos universitários 200 folhas
2 apontadores com depósito
3 borrachas escolares
1 calculadora de bolso 8 dígitos
3 canetas esferográficas azuis
2 canetas esferográficas pretas
2 canetas esferográficas vermelhas
1 cola branca 90 gramas
1 esquadro 45 graus
1 esquadro 60 graus
2 caixas de lápis de cor
4 lápis grafite
1 régua 30 centímetros
1 transferidor 180 graus
Fotos: Jucimar de Sousa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO
-
Saúde6 dias atrás
Novas diretrizes irão nortear o futuro do tratamento cirúrgico e medicamentoso do diabetes e obesidade
-
Geral6 dias atrás
Especiarias: aliadas da saúde ou mitos?
-
Nacional6 dias atrás
Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5896
-
Geral5 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Publicação Legal7 dias atrás
P. LEGAL 5896
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5897
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar