Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Inscritos no Encceja podem se preparar para a prova com materiais do Inep

Publicado

em


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 será realizado no dia 25 de abril de 2021. O Encceja é direcionado às pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada e querem obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

O período de inscrição já foi encerrado, mas, se você já se inscreveu, pode se preparar para o exame com materiais de estudos elaborados pelo Inep. O Instituto, responsável pela aplicação e correção das provas, disponibilizou quatro Livros do Estudante, um para cada área de conhecimento, divididos em Ensino Médio e Ensino Fundamental.

Clique aqui para conferir os materiais de estudo para o Encceja 2020.

Horário das provas do Encceja

No dia 25 de abril, duas provas serão aplicadas pela manhã (Ciências da Natureza e Matemática) e duas provas, mais a redação, serão aplicadas à tarde (Ciências Humanas, Linguagens e Redação). Veja abaixo os horários das provas do Encceja 2020:

Manhã

Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h

Tarde

Abertura dos portões 14h30
Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30

Como serão as provas do exame

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Para a certificação do Ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

Para o Ensino Médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Cartão de confirmação de inscrição

Quem se inscreveu no Encceja deve acompanhar a situação de sua inscrição no site do Inep para obter seu cartão de confirmação, que será divulgado em data a ser definida pelo Instituto. O Cartão informará o número de inscrição, a data, hora e local de realização das provas, as áreas de conhecimento e o nível de ensino, além da solicitação de Atendimento Especializado ou Tratamento pelo Nome Social, se for o caso.  

Não será confirmada a inscrição do participante que:

Não justificou sua ausência em Encceja anterior;
Não teve sua solicitação de justificativa de ausência aprovada,
Não tenha efetuado o ressarcimento até o dia 27 de janeiro de 2021, respeitados os horários de compensação bancária
Local da prova do Encceja
O local de prova será informado no cartão de confirmação de inscrição no Encceja, que será divulgado no site do Inep em data a ser definida. O Encceja será aplicado no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, nos municípios indicados pelo edital.

Documentos para levar no dia do exame

Para realizar a prova, o participante deverá apresentar via original de documento oficial com foto. Serão aceitos os seguintes documentos para identificação:

Carteira de Identidade;
Carteira Nacional de Habilitação;
Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
Carteira de Registro Nacional Migratório;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade,
Passaporte

Medidas contra a Covid-19

Para garantir a segurança de todos os participantes, será obrigatório o uso de máscara em todo o período de aplicação do Encceja. Será permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a prova.

Fonte: Seduc – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA