Nacional

Indígenas protestam contra projeto de exploração em terras demarcadas

Publicado

em


Indígenas fazem manifestação na praça dos Três Poderes
Tiago Miotto / Cimi
Indígenas fazem manifestação na praça dos Três Poderes

Indígenas fazem, nesta segunda-feira (19), um protesto em frente à Praça dos Três Poderes contra o projeto de lei que prevê o uso de terras demarcadas para a extração de minério, petróleo e gás, além da construção de hidrelétricas. O ato, que começou às 6h, acontece no Dia do Índio e conta com a presença de representante das etnias Xerente, Krahô, Krahô Takaywra, Xokleng, Kaingang, Terena, Guarani e Kaiowá, Kinikinau, Munduruku, Tupinambá e Arapium.

Ao todo, são cerca de 130 manifestante de seis estados. De acordo com os organizadores, todos já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 — o que possibilitou a realização do protesto, visto que indígenas fazem parte dos grupos mais vulneráveis à pandemia.

Você viu?

A PL 191/2020, alvo do protesto e que autoriza a mineração em áreas indígenas, prevê a possibilidade de construção de hidrelétricas, exploração de petróleo e gás, além de permitir “o exercício de atividades econômicas, pelos índios em suas terras, tais como agricultura, pecuária, extrativismo e turismo”.

De acordo com os manifestantes, o projeto de lei vai contra os direitos constitucionais indígenas . A Constituição Federal prevê que a exploração das terras indígenas “só pode ser efetivada com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada a participação nos resultados da lavra”.

A PL afirma que os indígenas serão sempre consultados quando houver a exploração na área, porém não terão poder de veto sobre as atividades.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile