Política
Henrique Arantes propõe política de fomento à cutelaria artesanal em Goiás
O deputado Henrique Arantes (MDB) apresentou nesta semana, o projeto de lei nº 10196/22, no qual propõe instituir as diretrizes para a Política Pública de Fomento à Cutelaria Artesanal no Estado de Goiás.
O parlamentar explica que a finalidade é de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorização do cuteleiro em Goiás, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolver e promover a cutelaria como instrumento de trabalho e empreendedorismo.
Cutelaria é definido como o ofício dos artesãos, que fabricam instrumentos de lâminas de aço, como facas, facões, espadas, adagas, punhais, machados e navalhas, ou seja, ferramentas com lâmina afiada para corte.
No teor da matéria fica definido que a política proposta será pautada pelas diretrizes:
I – Capacitação dos artesãos e cuteleiros, por meio de cursos, oficinas, seminários e demais ações educativas que os auxiliem no aprimoramento do trabalho artesanal.
II –Realização de feiras e exposições que visem a produção e comercialização de produtos da cutelaria artesanal
III –Integração de iniciativas relacionadas a cutelaria artesanal e à troca de experiências e aprimoramento de gestão de processos e produtos artesanais,
Henrique Arantes escreve na sua justificativa que a faca artesanal é uma obra de arte, feita de produção manual, personalizada, onde o cuteleiro nela expressa a sua dimensão artística, tendo como fonte as nossas tradições culturais.
“Importante acrescentar que a presente proposta se alinha ao desejo do Poder Público de valorizar e desenvolver a cultura local, dar prioridade as demandas da sociedade por ampliação do mercado de trabalho e ainda, ao preservar os interesses gerais e coletivos, tudo conforme disposto na Lei Orgânica do município de Goiânia”, explica o parlamentar.
A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para distribuição à relatoria de um parlamentar.
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5901
-
Geral6 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5900
-
Turismo6 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Destaque4 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Trabalho3 dias atrás
Feirão de Empregos oferece mais de 10 mil vagas em oito cidades
-
Nacional5 dias atrás
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar