Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saúde

Hecad alerta para cuidados com as crianças durante calor intenso

Publicado

em

Pediatras destacam que crianças são mais sensívies às alterações de temperatura; termômetros podem marcar 41º na próxima semana

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) divulgou nesta sexta-feira (10/11) alerta para o enfrentamento do calor intenso que atinge o estado. De acordo com o diretor técnico da unidade, André Resende, as crianças são mais sensíveis às mudanças de temperatura. “O corpo da criança é mais sensível ao calor e ao frio que vem de fora. Quando está muito quente, ele reage de maneira a tentar regular a temperatura”, afirma.

De acordo com o especialista, ao receber o estímulo do calor, o organismo promove a dilatação dos vasos, o que favorece um quadro de desidratação: “O corpo promove uma vasodilatação e há maior espaço para circulação do sangue. Se não adicionamos mais água, a quantidade de sangue por espaço arterial diminui, fazendo com que a pressão caia e a criança possa evoluir para um quadro de desidratação”, explica.

Para a pediatra e coordenadora médica do Hecad, Priscilla Lima, a oferta de líquidos às crianças precisa ser intensificada. “É preciso ter atenção com a hidratação das crianças, disponibilizando líquidos como água, sucos naturais, chás gelados e água de coco com maior frequência e em maiores quantidades”, conta. Também é recomendado que os pais façam lavagem nasal nas crianças para evitar ressecamento e sangramento, evitem banhos quentes e roupas pesadas.

Os pais devem ficar atentos ao comportamento da criança. “No calor, é mais comum que haja tosse, coceira no nariz, ressecamento da mucosa ocular, falta de ar e urina de coloração mais escura. Se esses sintomas forem acompanhados de febre alta, confusão mental e cansaço extremo é necessário procurar atendimento médico”, orienta André Resende.

Altas temperaturas
Dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego) preveem que a temperatura máxima em Goiânia deve chegar a 39° nos próximos dias, enquanto em cidades da região Norte e Nordeste pode superar os 41°. O aumento na temperatura é causado por um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens, levando ao aquecimento do ar e da superfície.

Fotos: Iron Braz / Pediatras orientam para cuidados com as crianças no calor: termômetros podem ultrapassar os 40º 

 

Publicidade

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA