Tecnologia

Grupo dono do AliExpress será investigado por monopólio na China; entenda

Publicado

em


aliexpress
Divulgação
Dona do AliExpress é acusada de monopólio na China

Órgãos reguladores chineses abriram uma investigação contra o grupo Alibaba , dono do  AliExpress , sobre supostas práticas de monopólio no país. A confirmação da ação veio nesta quinta-feira (24), e também engloba investigações contra o Ant Group, uma empresa do Alibaba Group Holdings Ltd. As informações são da Bloomberg.

Se reunirão com o Ant Group o Banco Popular da China, a Comissão Reguladora da China, a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários e a Administração Estatal de Câmbio. Estima-se que as conversas serão de supervisão e orientação. O próprio Alibaba será investigado pela Administração Estatal de Regulamentação do Mercado.

Na bolsa de valores de Hong Kong, as ações do Alibaba despencaram 5,48% desde o anúncio da notícia a nível mundial. A partir disso, é esperado que o governo chinês exerça mais pressão às empresas de tecnologia .

No caso do Alibaba, que atua no e-commerce , logística e redes sociai s, o controle poderá ser ainda maior, já que o grupo possui grande influência. O projeto de lei antimonopólio foi divulgado em novembro, e permite ao governo local restringir ações de empresas. A pressão também cai sobre outras companhias, como a Tencent , que ameaça representar um monopólio no país.

Monopólio na China: retaliação do governo?

O Ant Group, desenvolvedor do sistema de pagamentos AliPay, afirmou que irá “estudar diligentemente e cumprir estritamente as solicitações dos departamentos reguladores”.

Também em novembro, o grupo (Ant Group, Ant Financial e Alipay) preparava-se para uma oferta pública inicial (IPO), mas ela foi fechada por Pequim antes de ser negociada nas bolsas de Xangai e Hong Kong. A “estagnada”, na época, citou as mudanças no mercado regulatório de tecnologia financeira.

De acordo com analistas locais, a “retaliação” em forma de bloqueio se deu porque Jack Ma, cofundador e presidente do Alibaba Group , fez críticas públicas aos reguladores poucos dias antes do IPO.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile