Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Governo do Tocantins realiza licitação para contratar serviços de locação de veículos

Publicado

em


Governo do Tocantins realiza licitação para contratar serviços de locação de veículos

07/05/2021 – Hellen Nunes/Governo do Tocantins

 

O Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), publicou nessa quinta-feira, 6, a Ata de Registro de preço para contratação de serviços de locação de veículos. A licitação, na modalidade pregão, ocorreu por meio do Sistema de Registro de Preço Corporativo, a fim de atender as necessidades das secretarias de Estado.

A atual frota de veículos não supre a demanda das atividades do Executivo Estadual e, de acordo com estudos realizados pela Secad, há economia de mais de 50% na adesão neste tipo de contratação. A empresa especializada na prestação de serviços de locação deverá assegurar manutenção, seguro, rastreamento e quilometragem livre.

Para o secretário da Administração, Bruno Barreto, essa redução de custos na gestão da frota oportuniza a renovação dos veículos e qualidade no transporte. “Seguimos a tendência de outros governos estaduais, buscando a melhoria da qualidade dos serviços de transporte e aumento da eficiência no reaparelhamento de viaturas policiais e renovação da frota como um todo, obviamente, com foco na segurança dos servidores e economicidade” afirma o secretário.

Os veículos dão suporte aos serviços realizados por todas as secretarias, incluindo a Secretaria da Saúde, Cidadania e Justiça, Polícia Militar e Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com o superintende de Administração e Finanças, Cleomar Arruda, este processo consiste no registro formal do valor do produto e/ou serviços para a futura contratação. “Primeiramente, é realizado um processo licitatório para escolha dos possíveis fornecedores que depois de homologado pela autoridade competente, é seguido pela assinatura da Ata, esse documento é um termo de compromisso de fornecimento futuro nas condições que foram estabelecidas na proposta da empresa vencedora da licitação”, explicou.

Vantagens

O uso de veículos locados tem sido de fundamental importância para a manutenção da disponibilidade da frota de veículos oficiais, que devem estar sempre em situação de prontidão e uso.

Nesse tipo de contratação, os cuidados com os veículos, como manutenção preventiva e corretiva, ficam a cargo da locadora, desonerando a estrutura governamental e possibilitando que os órgãos do Estado não tenham que se submeter ao tempo de serviço de oficinas e à disponibilidade de peças do mercado, pois os veículos defeituosos ou avariados são prontamente substituídos. Além disso, a instalação de sistema de rastreamento e monitoramento visa disciplinar o uso de veículos da frota oficial, propiciando maior controle, com mais eficiência e economia na operacionalização da frota.

Outra vantagem é a desburocratização dos processos de compra, uma vez que, ao permitir aquisições gradativas, obtêm-se uma maior eficiência logística e administrativa, possibilitando contratações imediatas e otimizando os custos operacionais de cada órgão.

Melhorias e economicidade

A medida faz parte das ações que objetivam a racionalização dos gastos públicos e pretende gerar maior economia para os cofres do Estado, obtida por meio de ganhos em escala e redução na quantidade de processos licitatórios, exercendo, ainda, um excelente comparativo dos valores praticados no mercado.

Conforme a Ata de preços, os veículos de serviços, que são os carros pequenos, terão uma redução de 59% do valor cotado, com uma economia de mais de 2,7 milhões anual. Segundo o superintendente, o registro da Ata foi realizado e será condicionado de acordo com o recurso orçamentário de cada órgão.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA