Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Governo do Tocantins orienta novos gestores municipais sobre Política de Assistência Social

Publicado

em


Governo do Tocantins orienta novos gestores municipais sobre Política de Assistência Social

12/01/2021 – Cláudio Duarte/Governo do Tocantins

Com as mudanças nas gestões municipais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), propicia aos novos gestores importantes orientações sobre a Política de Assistência Social, nos dias 2 e 4 de fevereiro; até lá, os municípios podem se informar e esclarecer as dúvidas com os técnicos da área, pelos telefones da Setas.

O objetivo da reunião é para que os técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) levem aos novos dirigentes as orientações sobre a gestão da Política de Assistência Social e também sanar as dúvidas relacionadas ao atendimento dos equipamentos públicos durante a pandemia.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, frisa que por conta da pandemia da Covid-19 as políticas públicas precisam estar cada vez mais afinadas e devem manter o diálogo intersetorial entre as mesmas. “Os novos prefeitos e secretários de Assistência Social dos 139 municípios tocantinenses precisam entender, com brevidade, a importância da Política de Assistência Social para a população em situação de vulnerabilidade social, principalmente nesse momento de pandemia, em que essa situação se agravou”, destaca o secretário, ressaltando que “o governador Mauro Carlesse tem se empenhado para que o Estado atenda a necessidade de cada cidadão em todas as regiões tocantinenses”.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social da Setas, Halana Magalhães, reforça o convite aos novos gestores, bem como a importância dos encontros. “Todos os municípios estão convidados e devem participar, verificando, entre os dois dias, aquele que melhor lhe convier. Os novos prefeitos e secretários receberão orientações sobre a gestão da política de assistência social, em especial na execução dos serviços, programas, projetos, benefícios e na execução financeira dos recursos repassados”, salienta.

Os encontros ocorrem no aplicativo Google Meet; cada dia os técnicos atenderão uma turma e cada participante ao se inscrever poderá escolher a data que melhor lhe convier.

A inscrição será realizada no site de Setas, no endereço eletrônico www.setas.to.gov.br, pelo formulário do Google Forms, que será encaminhado aos gestores.

Atendimento 

Halana Magalhães alerta que durante a pandemia o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e demais serviços prestados à população não podem parar. “É necessário tomar todos os cuidados que o momento pede; mas existe uma legislação e notas técnicas do Ministério da Cidadania definindo como deve ser realizado esse atendimento dentro das normas de saúde e assegurando que o trabalho dos equipamentos públicos, que são os Cras, Creas, SCFV e todos os demais, não podem fechar”, afirma a diretora.

Contato

Enquanto a reunião técnica não ocorre, os novos gestores em todo o Estado podem esclarecer suas dúvidas com os técnicos da Setas, conforme o assunto, por meio dos telefones: (63) 3218-1906 (Gerência do Suas), 3218.1940 (Diretoria do Suas), 3218.1931 (Programa Bolsa Família), 3218.6903 (Proteção Social Especial), 3218.6904 (Cras, Servico de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV). 

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA