Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Governo do Tocantins implementa Programa Volta ao Novo no Tocantins para formação de profissionais da rede estadual

Publicado

em


Governo do Tocantins implementa Programa Volta ao Novo no Tocantins para formação de profissionais da rede estadual

28/01/2021 – Alcione Luz/Governo do Tocantins

Com o objetivo de apoiar educadores no desenvolvimento de competências socioemocionais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), ofertará formação para 37 profissionais do Tocantins, selecionados para atuar como multiplicadores nas unidades escolares no Estado. A ação será realizada por meio do Programa Volta ao Novo, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o Governo do Tocantins.

A proposta da formação foi anunciada aos gestores, professores, técnicos e estudantes durante live nessa quarta-feira, 27, com a participação da titular da Seduc, Adriana Aguiar, representantes do IAS e Consed. 

O programa foi organizado em cinco módulos focados em macrocompetências – autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo, consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno e que influenciam no desenvolvimento escolar.  

A especialista de formação do IAS, Silvia Lima, ressaltou que a proposta de trabalho com o desenvolvimento de competências emocionais iniciou no semestre passado via live e webconferências com profissionais de educação de diversos estados.

“Essa experiência gerou e-books com apresentação de dados e atividades que os profissionais da educação terão acesso por meio do programa para que possam vivenciar e contribuir com o aprimoramento das competências. O material dispõe ainda de indicação de atividades para cada segmento”, ressaltou Silvia Lima.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que a formação vai contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de competências emocionais de educadores e estudantes. “Idealizado para esse momento tão desafiador que estamos vivenciando, essa iniciativa com visão educacional e social trará bons frutos para a educação brasileira. Parceiros como o Instituto Ayrton Senna buscam alternativas para as escolas e profissionais. A saúde emocional dos nossos profissionais é um pilar para o retorno das aulas. Todos farão um excelente trabalho de disseminação do aprendizado nessa formação”, frisou Adriana.

Para Emílio Munaro, vice-presidente de desenvolvimento Global e Comunicação do IAS, os formadores serão multiplicadores para contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de competências emocionais na rede.

“Trazer o desenvolvimento na escola é o que transforma de fato realidades em todo o país. Vamos apoiar nos desdobramentos dos planos de ações garantindo que os conteúdos cheguem de fato a todos os educadores para que façam a transferência do conhecimento em cada regional, em cada escola, e possam contribuir com o desenvolvimento dos estudantes”, afirmou Emílio.

Para João Batista de Sousa Machado, professor da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, de Tocantinópolis, um dos principais pilares para fazer a educação acontecer é gerar também oportunidades para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes.

“A melhor forma de acolher os alunos é ajudá-los a lidar com os próprios sentimentos, através de momentos de conversa, de escuta individual e coletiva. Zelar pela segurança e pela saúde dentro da escola trará para eles também mais confiança e segurança para lidar com os próprios sentimentos”, afirmou.

Para Elvina Gomes, diretora regional de Educação de Miracema, ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento da educação. “É muito assertiva essa iniciativa no sentido fortalecer o desenvolvimento de competências e habilidades com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes”, comentou.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA