Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Governo do Tocantins avalia ampliação de atividades turísticas nas Serras Gerais

Publicado

em


Governo do Tocantins avalia ampliação de atividades turísticas nas Serras Gerais

09/02/2021 – Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

A região turística das Serras Gerais integra o maior corredor ecoturístico do País. Para aqueles que gostariam de percorrer todos os atrativos já roteirizados, seriam necessários de 12 a 25 dias. Isso sem contar as cavernas, as dunas e os fervedouros que ainda não foram abertos ao público. “É um destino que você precisa retornar”, defende a empresária e presidente da Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada das Serras Gerais do Tocantins (Assegtur), Fernanda Castro, durante reunião nesta terça-feira, 9, com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano.

O encontro contou ainda com a participação da vice-presidente da entidade, Esther Carvalho, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Dianópolis (Acid), Normandes Ferreira Carvalho; do empresário Ozéas Alves Neto; da superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares; e da gerente de Produtos Turísticos, Kleiryanne Aguiar.

“Não tenho dúvida que precisamos criar um ambiente integrado entre o Governo do Tocantins, prefeituras, entidades e trade turístico para aproveitar todo o potencial da região e assim ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida da comunidade”, pontuou Jairo Mariano, que solicitou uma reunião com gestores e representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

Fernanda Castro reiterou o fortalecimento do turismo da região nos últimos anos, sendo que a Assegtur engloba dez municípios com fluxo permanente de visitação, mas também pontuou as dificuldades para dar continuidade às ações. “Não se faz uma região turística sem a presença do Governo para consolidar o que foi iniciado”, ressaltou, ao tratar da atuação do Sebrae Tocantins nas Serras Gerais.

Para Jairo Mariano, além do ordenamento turístico, é fundamental que haja uma organização das atividades econômicas, para que os impostos gerados localmente sejam revertidos ao setor. “O governador Mauro Carlesse compreende a necessidade de trabalharmos uma política consistente para o setor”, completou o presidente da Adetuc.

Os municípios de Almas, Arraias, Aurora, Dianópolis, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga integram o Mapa Turístico do Tocantins, dentro da região turística das Serras Gerais, porém, Lavandeira e Ponte Alta do Bom Jesus também estão inclusas nas ações da Assegtur.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA