Educação

Governo de Goiás lança Levemente, programa de prevenção de violência nas Escolas do Futuro

Publicado

em

A primeira etapa será implantada nas Escolas do Futuro de Aparecida de Goiânia e Santo Antônio do Descoberto, mas objetivo é expandir para todas as unidades EFGs do estado

O Governo de Goiás dá mais um passo fundamental em direção ao bem-estar e segurança dos estudantes goianos. Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (21/08), o programa Levemente, que estará presente nas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). A cerimônia foi realizada no HUB Goiás, no setor Universitário, em Goiânia, e contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela.

“Estamos somando as ferramentas e os estudos para garantir a segurança e a boa formação socioemocional dos nossos alunos”, apontou Vilela, que enfatizou ainda como o programa coloca o estado na vanguarda das ações de prevenção à violência nas escolas com esse programa pioneiro. “Goiás se destaca ao agir com toda a inteligência para mitigar os riscos de extrema violência, como as que aconteceram no passado. Hoje, lançamos uma alternativa fruto de estudos e de pesquisas com professores renomados mundialmente. Goiás, mais uma vez, dá um passo à frente para que a gente possa ter aqui um ambiente escolar seguro, adequado aos alunos e aos professores”, destacou o vice-governador.

READ  Governo de Goiás oferece mais 4 mil bolsas de estudo do ProBem

O programa Levemente utiliza a metodologia Pre-Texts, criada pela professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard. Um projeto com base nesta metodologia foi desenvolvido com sucesso em escolas públicas de Boston, Massachussetts (EUA). Em Goiás, o programa visa construir um ambiente acolhedor para os alunos, além de instrumentalizar formas de detectar e prevenir possíveis casos de violência na comunidade escolar.

Governo de Goiás lança programa pioneiro de prevenção de violência nas Escolas do Futuro, com metodologia de professora da Universidade de Harvard

Governo de Goiás lança programa pioneiro de prevenção de violência nas Escolas do Futuro, com metodologia de professora da Universidade de Harvard

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, ressalta que o programa, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Universidade de Harvard, é voltado para coibir casos de violência dentro dos portões da escola. “Dentro das escolas o nosso objetivo é trabalhar o desenvolvimento emocional dos alunos e prevenir comportamentos extremos”, ressaltou Lyra Netto.

Doris Sommer esteve presente no lançamento. A professora explicou que a metodologia criada por ela permite aos alunos desenvolverem competências como a análise crítica e criativa de textos e aprender a conhecer e reconhecer as diferenças dos outros. “Há quem diga que os seres humanos são naturalmente agressivos. Prefiro dizer que somos seres dinâmicos. Intervimos no mundo e fazemos do mundo o nosso espaço de intervenção. Para quem quer resguardar uma situação existente, a intervenção é vista como agressividade. Para quem vê que o mundo tem muitas possibilidades, cada intervenção pode ser uma ponte”. A idealizadora da metodologia veio a Goiás para oficinas com professores e alunos e auxiliar na formação de como lidar com os desafios ligados à violência nas escolas. Ela visitou a EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.

READ  Desenrola Fies já beneficiou mais de 227 mil pessoas

O programa Levemente já está em funcionamento nas Escolas do Futuro de Goiás. O diretor da unidade de Santo Antônio do Descoberto, Leandro Nery, diz que já é possível colher os primeiros frutos do projeto. “O programa veio justamente para instrumentalizar a identificação de potenciais riscos ou pessoas da comunidade acadêmica que esteja passando por algum transtorno ou necessidade de apoio psicológico e emocional. Temos alguns alunos que estão sendo acompanhados e é significativa a melhoria da saúde emocional que estão tendo”, concluiu.

Fotos: Marco Monteiro e Jota Eurípedes / Vice-Governadoria | Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA