Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Governo de Goiás inicia distribuição de mudas de pequi sem espinhos

Publicado

em

Desejo de muitos apaixonados por pequi, exemplares do fruto sem espinhos chegarão em breve à mesa das famílias goianas. É o que garante a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), unidade do Governo de Goiás responsável pelo desenvolvimento de novas cultivares, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados). As primeiras mudas serão distribuídas nesta quarta-feira (09/11), após cerimônia de lançamento oficial. 

O evento será realizado na sede da Emater, no Campus II da UFG, em Goiânia. Os pesquisadores vão disponibilizar a agricultores familiares e viveiristas previamente cadastrados seis mudas de pequi, sendo três sem espinhos. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria. Elas atendem à demanda dos produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e também à sociedade, que passa a ter acesso a frutos com polpa carnuda e saborosa.

Após o lançamento, viveiristas e agricultores familiares que realizaram cadastramento no site da Emater serão os primeiros a adquirir mudas das seis variedades. Os kits serão vendidos pelo valor de R$ 150,00 cada lote, de acordo com a oferta. No caso de viveiristas, é preciso estar cadastrado no Ministério da Agricultura (RENASEM) e, para os agricultores familiares, é exigido cadastramento no PRONAF (DAP/CAF).

Estão confirmadas as presenças do presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, e do chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Gelape Faleiro, entre outras autoridades. Ainda durante o evento, serão lançadas duas publicações inéditas, intituladas “Orientações para o cultivo do pequizeiro” e “Cultivares do pequizeiro”, que trazem informações gerais e técnicas para o cultivo da espécie. 

Pesquisa

A parceria de mais de 25 anos da Emater e da Embrapa Cerrados começou com pesquisas de clonagem, com a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia. Ao encontrar pés de pequi sem espinhos na natureza, a equipe fez vinte clones da planta, transportados para o banco de germoplasmas da Emater. Avaliados durante anos, eles foram multiplicados e hoje o espaço possui mais de 1.600 pequizeiros. As novas cultivares possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de abril deste ano.

Mais informações sobre o lançamento do pequi sem espinhos e como adquirir as mudas estão disponíveis no site da Emater: www.emater.go.gov.br.

Serviço:

Assunto: Governo de Goiás lança pequi sem espinhos
Quando: 4ª feira (09/11), às 10h30
Onde: Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater – Rodovia R2, Quadra D, Área Lote AR-3, s/n, Campus Samambaia – UFG – Goiânia/GO

Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater –  Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA