Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Governadoria propõe mudanças de nomenclatura em instituições de ensino de Planaltina

Publicado

em


O Executivo Estadual enviou a Assembleia Legislativa de Goiás, no último dia 21, o projeto de lei nº 661/22, que trata da criação e mudança de nome de alguns estabelecimentos de ensino do Sistema Estadual de Educação. Segundo a matéria, a proposta objetiva promover a regularização das instituições de ensino pertencentes à Coordenação Regional de Educação de Planaltina/GO.

A Governadoria do Estado explica que uma das mudanças é para regularizar a situação do Colégio Estadual Complexo 10, que, apesar de instalado e em funcionamento desde janeiro de 1998, em Planaltina, não há lei que verse sobre a criação desse estabelecimento de ensino.

Além disso, o projeto de lei estabelece que a partir desse ano, o nome do colégio mudará para Escola Estadual Cívico-Militar Professora Lourdete de Fátima de Paiva Sutir. “Destaco que a homenagem a ser prestada à Professora Lourdete conta com a autorização de seus familiares”, destaca o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Ainda, a matéria promove a mudança de nomenclatura das seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Complexo 01 para Colégio Estadual Alfa; Escola Estadual Complexo 03 para Centro de Ensino em Período Integral Evolução; Escola Estadual Complexo 05 para Colégio Estadual Albert Einstein; e Escola Estadual Complexo 07 para Colégio Estadual Sete Leste.

“De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a alteração é necessária para afastar a imagem pejorativa decorrente da associação do termo “complexo” aos complexos presidiários. É um quadro que há muito gera desconforto às comunidades envolvidas”, justifica a Governadoria.

A matéria se encontra em tramitação na Comissão Mista, onde aguarda a devolução do pedido de vistas de diversos parlamentares, para então apreciar o relatório do deputado Tião Caroço (União Brasil). Caso aprovado, o projeto será encaminha para duas fases de votação no plenário.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA