Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Publicado

em

Doses da vacina contra influenza estarão disponíveis das 8 às 17 horas, no Sábado

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza, no próximo sábado (6), o ‘Dia D de Vacinação contra Influenza’. As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 900 locais em todo estado, das 8 às 17 horas, e qualquer pessoa pode tomar.

A medida é resultado da ampliação da campanha, antes restrita a grupos prioritários, e tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal em Goiás, facilitando o acesso da população à proteção contra a doença.

Em Goiás, a vacinação foi antecipada e começou no dia 4 de abril, em função do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza.

Atualmente, a cobertura vacinal está em 30,14%, quando o ideal seria acima de 90%. Autoridades de saúde afirmam que o vírus da doença é bastante incidente nesta época do ano, e a influenza pode se agravar para a Srag, levando o paciente à internação e até mesmo à morte.

Dados da SES mostram que, neste ano, já foram registrados 16 óbitos por influenza no estado, com predominância do vírus influenza B Victória (7 casos), seguido de influenza A H1N1 (4 casos), ambos com proteção da vacina disponível na rede pública de saúde.

O estado registra hoje mais de 3 mil casos de Srag, dos quais 202 por influenza, 723 por Covid-19 e 711 por outros vírus respiratórios.

Luciano de Moura Carvalho, subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, avalia que apesar de ser um dos estados que mais vacina, Goiás precisa melhorar a cobertura.

“Essa cobertura de 30% está aquém do que precisamos alcançar e isso se reflete no aumento do número de casos e óbitos”, diz.

“Nosso monitoramento identificou o cenário de surto um mês antes do esperado e iniciamos um trabalho de mobilização, com ações efetivas para proteger a população”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA