Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Goiás deve liderar produção nacional de girassol

Publicado

em


Produtores goianos têm apostado no girassol como cultura de segunda safra para a temporada 2020/2021. A expectativa é de que o Estado se consolide como primeiro lugar no ranking nacional do grão, com a produção de 33,8 mil toneladas, o que representa um aumento de 2,7% em relação à safra anterior. Os dados são do 7º levantamento da safra 2020/2021, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (08/04).

O aumento é explicado em partes pelo crescimento da área plantada, que deve chegar a 20 mil hectares (aumento de 2%), e da produtividade, que é estimada em 1,7 toneladas por hectare (aumento de 0,5%). Segundo a Conab, o plantio no Estado já se encontra concluído e as cultivares utilizadas são bastante eficientes na emissão de raízes quando em condições adversas de clima. A colheita segue prevista para o final de junho e início de julho.

Na avaliação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a posição de líder na produção nacional, que é estimada para Goiás, contribui em diversas frentes para a economia do Estado. “Nossos produtores têm uma indústria ativa no Estado que compra essa produção para a fabricação de óleo, sobretudo no Sul do Estado, e isso aquece a demanda pelo cultivo, se tornando uma boa alternativa para a segunda safra que foi recentemente plantada”, avalia.

Para o secretário, essas condições de cenário favorável no Estado de Goiás contribuem para a geração de emprego no campo e na cidade, sobretudo na indústria. “Gera riqueza e sustento a diversas famílias. Por isso essa diversificação é muito importante. Temos excelentes números na produção de soja e milho, que são carros-chefes da economia, mas é interessante notar esse investimento em outras culturas pois alavanca o crescimento de outras atividades por todo o Estado.”

Segundo dados da última pesquisa a nível municipal, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os maiores produtores de girassol no Estado são os municípios de Piracanjuba, Vianópolis e Caldas Novas.

Outros cultivos

O levantamento divulgado pela Conab aponta expectativa da produção de 27,9 milhões de toneladas de grãos em Goiás na safra 2020/2021 (aumento de 1,3% em relação à safra passada), com destaque para produção de soja (expectativa de produção de 13,7 milhões de toneladas), milho (12,1 milhões de toneladas) e sorgo (1,3 milhão de toneladas). Também são destaque no levantamento a estimativa da produção de feijão (326,1 mil toneladas), trigo (175,2 mil toneladas) e arroz (129,2 mil toneladas).

Nesta quinta foi divulgado, ainda, o Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária do IBGE que destaca a produção de cana-de-açúcar (73,9 milhões de toneladas), tomate (1,1 milhão de toneladas), banana (208,5 mil toneladas), mandioca (165,4 mil toneladas) e laranja (157,1 mil toneladas).

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA