Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Goiás alcança 3º Lugar em sustentabilidade ambiental

Publicado

em

Foto: Semad

Goiás obteve o terceiro lugar em sustentabilidade ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados 2024, divulgado recentemente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Este resultado representa um avanço de três posições em relação ao ano anterior.

O relatório destaca que o progresso de Goiás é principalmente atribuído ao aumento na pontuação no item ‘recuperação de áreas degradadas’, onde o estado subiu 11 posições. A principal iniciativa que contribui para essa melhoria é o programa Juntos Pelo Araguaia, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Andréa Vulcanis, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, comemora o feito: “Implementamos o maior projeto de desenvolvimento ambiental já registrado. O Juntos Pelo Araguaia é uma iniciativa que mobiliza todos a fazerem a sua parte. Acreditamos que, ao investir em mais água e em mais árvores, estamos transformando a maneira como interagimos com a natureza e promovendo uma forma mais sustentável de viver.”

Ranking de Sustentabilidade Ambiental

O ranking é liderado pelo Paraná, com 100 pontos, seguido por São Paulo (95,9) e Goiás (84,8). Os demais estados na lista incluem Espírito Santo (81,4), Rio de Janeiro (77,9), Minas Gerais (75,7), Distrito Federal (72,6), Amazonas (71,2), Roraima (69,6), Santa Catarina (68,6), Rio Grande do Sul (65,5) e Ceará (56,3).

Goiás demonstrou estabilidade ou progresso em dez dos treze indicadores utilizados para a avaliação, que incluem: emissão de CO2, serviços urbanos, destinação de lixo, tratamento de esgoto, perda de água, reciclagem, coleta seletiva, desmatamento, velocidade de desmatamento, recuperação de áreas degradadas, transparência nas ações contra desmatamento, e presença de vegetação nativa em imóveis rurais.

Sobre o Juntos Pelo Araguaia

Lançado em junho de 2019, o Juntos Pelo Araguaia é um programa fruto da parceria entre os governos federal, de Goiás e de Mato Grosso. O objetivo é restaurar a vegetação nativa do Cerrado em 10 mil hectares na bacia hidrográfica do Alto Rio Araguaia, uma região com significativa atividade agropecuária.

O programa abrange 16 municípios em Goiás: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Ivolândia, Mineiros, Montes Claros, Palestina de Goiás, Piranhas, Portelândia e Santa Rita do Araguaia.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA