Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Goiânia inaugura a Central de Logística Reversa nesta sexta-feira, 19

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), inaugura, nesta sexta-feira (19/11), às 11h, a Central de Logística Reversa. A ação, desenvolvida em parceria com a Agência Nacional do Meio Ambiente, visa o descarte correto do lixo eletrônico. O evento conta com a presença do prefeito, Rogério Cruz, presidentes da Amma, Luan Alves, e da Comurg, Alex Gama.

O ciclo da logística reversa consiste na reciclagem dos componentes após o descarte do lixo eletrônico, permitindo que eles retornem à indústria para serem transformados em novos aparelhos. Aquilo que não puder ser reciclado é descartado da forma correta.

Goiânia é a 10ª capital no Brasil a implantar a Central de Logística Reversa e a primeira da região Centro-Oeste. A implantação segue o mapeamento realizado nos últimos meses em relação à coleta seletiva, objetivando o aprimoramento da prestação do serviço. O novo plano de gerenciamento considerou os bairros atendidos e a quantidade de material produzido em cada região.

Para otimizar a operacionalização, também está em andamento o projeto de implantação do distrito industrial de recuperação e reuso de materiais recicláveis, que será instalado nas proximidades do aterro sanitário.

“É uma honra inaugurarmos a Central de Logística Reversa justamente no dia em que realizaremos um evento histórico, o ArborizaGyn, que pretende plantar 50 mil mudas de árvores nativas do Cerrado. São ações conjuntas que colaboram para o desenvolvimento do Meio Ambiente na nossa capital”, explica Luan Alves, presidente da Amma.

O presidente da Comurg, Alex Gamma, afirma que “a logística reversa é mais um instrumento de desenvolvimento econômico, social e ambiental, somado às outras ações que a Prefeitura vem fazendo, visando ao reaproveitamento e preservação do meio ambiente urbano”.

O prefeito Rogério Cruz ressalta a importância do projeto que preza pela sustentabilidade. “A capital já é destaque na coleta seletiva, ocupando o 3º lugar no cenário nacional. Sem falar nas ações importantes de arborização, como o ArborizaGyn, o maior plantio de árvores nativas da história da cidade”, contextualiza.

Segundo ele, “com o sistema de logística reversa para eletroeletrônicos, há o cuidado com esse tipo de material, permitindo que ele retorne à cadeia produtiva ou, na impossibilidade de reciclagem, o descarte correto”. Cidade inteligente é aquela que promove o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente”.

A Central de Logística Reversa fica na Av. T-14, Qd S9-A, Lt 09, Setor Bela Vista (antigo prédio da Secretaria Municipal de Trânsito – atual SMM).

Fluxo operacional da Central de Logística Reversa

O fluxo operacional começa pela coleta porta a porta conforme cronograma a ser divulgado pela Comurg. O material recebido, então, vai passar por triagem e, em seguida, encaminhado à Central. O goianiense também pode encaminhar o material para um dos quatro ecopontos da capital, que agora passam a receber produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Os ecopontos estão localizados nos seguintes endereços:

  • Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 c/ Rua GB-6, Jardim Guanabara II
  • Ecoponto Faiçalville: Av. Nadra Bufaiçal c/ Av. Madri APM, Setor Faiçalville
  • Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni c/ Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
  • Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Res. Campos Dourados.

Número que pode aumentar. Segundo Alex Gamma, presidente da Comurg, Goiânia terá 16 ecoponto até o próximo ano. “Porém, até o final da gestão do prefeito Rogério Cruz, serão ao menos 38 pontos a mais que receberão material reciclável”, afirma.

Outra forma de entrega do material é pelo agendamento do serviço de coleta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. O atendimento é gratuito e pode ser agendado pelo telefone (62) 3524-8555 ou aplicativo Prefeitura 24 horas (aba de serviços Cata-Treco).

Silvio Soũls, editoria de Urbanização e Nayane Gama, editoria de Meio Ambiente

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA