Destaque
Goiana de 15 anos é campeã mundial escolar de natação paralímpica
O esporte goiano alcançou o topo do mundo nesta semana. A goiana Gabrielly Vitória encerrou a sua participação no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica Escolar (Gymnasiade), realizado no Bahrein, com três medalhas conquistadas, incluindo o ouro nos 50 metros livre. A jovem de 15 anos, que foi formada no Centro de Excelência do Esporte, do Governo de Goiás, também conquistou a prata nos 200 metros livre, e o bronze nos 50 metros costa.
Nascida com paralisia cerebral, Gabrielly iniciou na natação em 2019, como uma alternativa de reabilitação. O começo da trajetória no Centro de Excelência do Esporte foi difícil, mas logo a garota mostrou evolução nos treinos, passando a disputar competições e focar no esporte de alto rendimento.
Nos primeiros anos de carreira, Gaby acumulou medalhas e títulos nas Paralimpíadas Escolares. O desempenho fez com que a jovem se tornasse bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás. Em 2024 se destacou no Campeonato Brasileiro Sub-18, conquistando mais pódios e garantindo um lugar na seleção brasileira, o que a credenciou para a disputa do Mundial.
Natação paralímpica
“A natação fez uma diferença enorme na minha vida, porque antes eu tinha vergonha da minha deficiência. Quando entrei no paradesporto eu descobri muitos atletas incríveis que tinham a mesma deficiência que eu, e isso mudou a minha visão”, declarou a garota, que faturou medalhas nas três provas que disputou. “Estou muito feliz em trazer essas medalhas e dar orgulho para o meu país e para o meu Estado”, completou Gaby
Para o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, as conquistas da atleta goiana a nível mundial tem uma dimensão enorme. “Aos 15 anos ela se coloca no mais alto nível do esporte mundial. É um orgulho muito grande saber que um projeto do Governo de Goiás pôde contribuir para lapidar esse talento e proporcionou ferramentas para que ela pudesse se desenvolver, levando a bandeira de Goiás para o topo”, afirmou o titular da pasta.
Campeonato Brasileiro
A natação paralímpica goiana teve outros resultados importantes na última semana. Nirondes Aguiar, também formado no Centro de Excelência do Esporte, conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-20, que foi disputado em São Paulo. O jovem de 18 anos faturou a medalha de prata nos 100 metros livre e o ouro nos 50 metros peito. O jovem nadador também é bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento.
-
Geral6 dias atrás
Operação conjunta apreende armas de fogo, diversas munições e prende dois em flagrante, em Abadia de Goiás
-
Cidades6 dias atrás
Servidores penitenciários interceptam entrada de drogas e celulares
-
Cidades5 dias atrás
População pode opinar sobre plano de adaptação às mudanças climáticas
-
Geral5 dias atrás
Gustavo Gayer é alvo de buscas da PF em operação contra desvio de cota parlamentar
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5878
-
Geral6 dias atrás
Hospital de Aparecida de Goiânia promove alegria e terapia com pets
-
Destaque5 dias atrás
2º turno: passagem de ônibus será gratuita no domingo
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Cultura lança ecopontos para coleta seletiva de reciclável
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar