Economia

Francesa Saint Gobain abre fábrica em Abadiânia com investimento de R$ 100 milhões

Publicado

em

Unidade tem capacidade de produzir até 100 mil toneladas de produtos de fibrocimento ao ano. Início dos trabalhos gera 200 vagas diretas e indiretas

A francesa Saint Gobain inaugurou, nesta terça-feira (18/04), em Abadiânia, município goiano que fica a 90 quilômetros da capital, a primeira fábrica da Brasilit na região Centro-Oeste. Com capacidade para produção de até 100 mil toneladas de produtos de fibrocimento ao ano, a empresa gera inicialmente 200 postos de trabalho diretos e indiretos.

A fábrica, que vai atender aos mercados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, recebeu investimentos de R$ 100 milhões, em um modelo de indústria 4.0, com 100% dos operadores totalmente conectados e gestão virtual, sem uso de papel.

“Esta inauguração materializa um momento econômico muito especial que Goiás vive. Ontem o governador Ronaldo Caiado divulgou os resultados do PIB Goiano e Goiás cresceu mais do que o dobro (6,6% em 2022) que a média nacional (2,9%)”, disse o vice-governador Daniel Vilela, presente ao evento.

READ  Sancionada lei de Lissauer que proíbe comercialização de materiais usados na fabricação de cerol

A unidade conta, ainda, com reuso de água em todo o processo fabril, sem enviar resíduos a aterros sanitários, e reaproveitamento de rejeitos industriais. Além da Brasilit, a multinacional da construção civil também é dona das marcas Quartzolit, Placo, Isover e Ecophon.

“Uma empresa com 170 mil funcionários espalhados pelo mundo, que hoje traz inovação a Goiás e gera, de início, 200 vagas de emprego, contribuindo com o desenvolvimento a passos largos de nosso Estado. São vários facilitadores pelo governo, o Pró-Goiás, o FCO, os incentivos ficais, para que haja geração de emprego e renda e atração de novos investimentos”, explica o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Fábrica

A unidade da Brasilit em Abadiânia tem linhas industriais automatizadas para produção de fibrocimento, principalmente telhas e placas cimentícias. Foi construída em área de 145 mil metros quadrados.

Além dos incentivos fiscais, Goiás se destaca, na prospecção de novas empresas, em razão da localização privilegiada, no Centro do País; e de fatores como boa infraestrutura, segurança pública e educação.

READ  Proposta de Lissauer que proíbe comercialização de materiais usados na fabricação de cerol é aprovada em 2ª votação

Brasilit

É pioneira no desenvolvimento da tecnologia de Cimento Reforçado com Fio Sintético (CRFS), em que o fio sintético à base de polipropileno é usado na fabricação de produtos de fibrocimento, dispensando o uso da fibra natural. O Grupo Saint-Gobain foi fundado em 1665, na França, e tem gestão na América Latina do CEO Javier Gimeno.

Fotos: Rodrigo Cabral / Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA